Cães podem comer morangos?
Os caninos podem desfrutar de morangos com uma quantidade moderada
Uma fruta de verão muito popular e um item alimentar de verão. Quando você está adicionando as frutas mais frescas à sua dieta diária, é possível se perguntar se é certo jogar alguns morangos da sua tigela para o Fido. É uma coisa boa Sim. Aprenda a dar alguns morangos ao seu animal de estimação no verão.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Morangos são seguros para cães?
Existem algumas frutas que não são adequadas para animais de estimação, como uvas e cerejas. Elas são frutas que podem ser servidas com segurança ao seu animal de estimação, desde que sejam devidamente limpas, as folhas removidas e a fruta seja dividida em pedaços para evitar obstruções estomacais e engasgos.
No entanto, como acontece com todas as coisas positivas, eles ainda devem ser consumidos com quantidades moderadas. Frutas à base de morango são ricas em açúcares e fibras naturais. A ingestão de muito pode causar problemas de digestão, como diarreia, bem como problemas de saúde adicionais.
Benefícios para a saúde dos morangos para cães
Os morangos estão cheios de vitaminas que beneficiam humanos e caninos (incluindo vitaminas CB, C e K e potássio, ácido fólico, iodo e magnésio). 1
As frutas vermelhas suculentas não são apenas baixas em calorias e cheias de vitaminas, fibras e antioxidantes, elas também estão associadas a uma variedade de benefícios à saúde. Elas podem ajudar a fortalecer a imunidade, auxiliar no controle do peso, melhorar a saúde dos seus dentes e retardar o processo de envelhecimento. Morangos também são uma ótima fonte de ômega-3 que ajuda a pele e o pelo do seu cão.
O consenso geral é que as guloseimas são limitadas a cerca de 10% da comida do seu cão. Outras variedades de frutas que são seguras para compartilhar e podem fornecer os benefícios à saúde que seu cão pode obter são melancia (sem sementes), manga, mirtilos e melão (desde que você descasque e tire o caroço) ou bananas congeladas.
Certifique-se sempre de consultar seu veterinário antes de alimentar seu animal de estimação com comida humana, como morangos. Se ele lhe der permissão para começar, você deve oferecer apenas pequenos pedaços de morango e, em seguida, monitorar a reação do seu cão para garantir que não haja uma reação adversa. É possível adiar a introdução de frutas como morangos para cães obesos ou que sofrem de problemas como diabetes ou quaisquer outros problemas com a digestão, uma vez que alimentos derivados de humanos, como frutas, podem agravar esses problemas.

Como dar morangos ao seu cão
Embora morangos não sejam venenosos para cães, isso não é um requisito para deixar seu animal de estimação mastigar o quanto quiser. O principal problema de saúde com frutas como morangos é que seus níveis naturais de açúcar e fibras podem causar problemas digestivos para cães, como diarreia e vômito.
A maneira mais segura de alimentar seu animal de estimação com morangos é lavá-los bem e cortá-los em pedaços menores. Isso ajuda a evitar que eles engasguem e facilitará a mastigação do seu animal de estimação. Sempre que possível, escolha morango orgânico para evitar preocupações com pequenas quantidades de pesticidas e outros produtos químicos perigosos encontrados em frutas que você compartilha com seu cão (morangos orgânicos também são melhores para sua saúde).
Certos caninos (particularmente raças pequenas) podem gostar de comer as frutas amassadas, ou um purê em suas refeições. A maioria dos cães ama as frutas congeladas cortadas em pedaços como um petisco gelado que pode ajudar a manter o frescor durante um dia extremamente quente.
Se você está planejando dar uma mordida em morangos junto com seu cachorro, certifique-se de ficar longe de versões enlatadas ou processadas da fruta (como os morangos doces que são servidos com waffles, panquecas ou outros pratos), eles geralmente são carregados de açúcar e conservantes. Os conservantes são usados para preservar a tonalidade vermelha do morango e o sabor doce e maduro.
No entanto, a adição de açúcar não é saudável para seu animal. 2 Esses açúcares e conservantes podem afetar o comportamento do seu animal de estimação (assim como podem fazer com que as crianças sejam um pouco excessivas) a longo prazo e podem aumentar a probabilidade de problemas relacionados ao peso, como obesidade e diabetes. Assim como os humanos, o excesso de açúcar também pode afetar os dentes do cão e pode resultar em cáries dentárias
- Meyers, Harriet. “Cães podem comer morangos?”. American Kennel Club , 2021, https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/feed-dog-strawberries/.
- Meyers, Harriet. “Cães podem comer morangos?”. American Kennel Club , 2021, https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/feed-dog-strawberries/.