O que os gatos pensam?
Você está curioso sobre os pensamentos dos gatos? Os gatos são conhecidos por passar a maior parte do tempo sentados em uma posição confortável, relaxando e dormindo. Quais são os pensamentos dos gatos (ou sonhos ) quando eles estão deitados como pedaços de sol de outono? O que acontece quando seu gato está sentado em seu colo e olhando para você através daqueles olhos intrigantes? Além do passeio normal pela sua casa, andando para olhar a tigela de comida, bem como um punhado de explosões de ação intensa (zooies noturnos podem ser muito divertidos), os gatos realmente não se apresentam muito durante o dia.
É provável que eles estejam pensando em alguma coisa o dia todo. Mas o quê?
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Estudos sobre a cognição dos gatos
Embora ainda haja muito a ser aprendido sobre a maneira como os gatos pensam, há muitos estudos de pesquisa 1 focados no comportamento dos gatos e nas habilidades cognitivas felinas, como a maneira como os gatos pensam, sua percepção de objetos, sua capacidade de compreender sinais sociais humanos, os laços de apego, bem como outros. É um fato que os animais de estimação gostam muito de nós e se sentem seguros com eles. Por exemplo, os gatos reagem mais fortemente à voz familiar do que a uma pessoa desconhecida e, muitas vezes, olham para nós para nos dar segurança sempre que estão preocupados ou incertos sobre uma nova experiência.
O que seu gato pensa sobre você
Acontece que os gatos podem nos ver como gatos acima do peso, desajeitados, que podem não se comportar da maneira que os gatos gostariam. John Bradshaw, que escreveu o livro Cat Sense and How new Feline Science Can Make You more amiable to your pet (2013), ele surgiu com essa noção.
Bradshaw é um pesquisador que examinou o histórico dos gatos domésticos e também a interação entre animais e humanos, escreve em seu livro que o comportamento dos gatos em relação aos humanos não é diferente do comportamento deles em relação a outros gatos. Por exemplo, os gatos caminham em direção aos seus donos, com suas caudas para o céu, e então nos tocam exatamente da mesma forma que um gato se aproxima de outros gatos com uma saudação educada. Os gatos também lambem seus humanos para se limpar, como outros gatos.

Seu gato percebe você como um gato enorme que anda sobre dois pés, usa roupas e frequentemente realiza ações estranhas. Os gatos geralmente se perguntam que coisas bizarras e divertidas você fará em seguida.Seu gato provavelmente está tão curioso para saber o que você está pensando quanto você está para saber o que ele está pensando.
Expressão facial e linguagem corporal do gato
Não há como dizer o que os gatos estão fazendo, mas é possível obter uma imagem decente de como eles estão se sentindo quando você aprende a reconhecer as expressões faciais dos gatos. No entanto, uma nova investigação 2 revelou que interpretar as expressões faciais dos gatos pode ser difícil para a maioria de nós dominar.
A capacidade de reconhecer a linguagem corporal dos gatos é outra técnica que você pode tentar para entender a mente do gato. Não é tão difícil quanto a capacidade de reconhecer as expressões do rosto do seu gato. Saber quais poses felinas específicas e movimentos corporais são capazes de fornecer uma grande quantidade de insights sobre o que está acontecendo dentro da cabeça do seu gato.
Como exemplo, os indicadores que indicam que o gato está relaxado e calmo consistem em um corpo calmo, orelhas que estão em uma postura aberta e neutra (não sendo puxadas para trás) e bigodes deitados em uma posição confortável com as pupilas dos olhos parecendo pequenos olhos com fendas. Os sinais de estresse de um gato são corpos rígidos, cabeças inclinadas para longe, corpo inclinado para frente ou deitado perto do chão, bigodes estendidos para frente e pupilas ligeiramente dilapidadas.
Uma linguagem corporal que significa a presença de um gato estressado, ansioso ou assustado pode incluir orelhas abertas para trás ou para o lado e cauda abaixada, o corpo afundado em direção ao chão, pelos erguidos no corpo, bem como na cauda (possivelmente tendo um arco nas costas) e as pupilas dos olhos dilatadas. Um gato extremamente assustado ou agressivo também pode rosnar e cuspir ou rosnar ou bater suas garras.
Entre na cabeça do seu gato
Embora você possa não ter a mínima ideia do que seu gato está fazendo, pode ser agradável imaginar os pensamentos que podem estar acontecendo em seu cérebro. Quando você encontrar seu gato novamente, anote sua expressão e linguagem corporal. Tente imaginar o que ele está pensando. Você nunca sabe que seu gato está contemplando o amor que ele tem por você.
- https://link.springer.com/article/10.1007/s10071-015-0897-6
- https://atrium.lib.uoguelph.ca/xmlui/handle/10214/17526