Anemia em gatos

Anemia em gatos
Anemia em gatos

Anemia em gatos Causas, tratamento e prevenção

Anemia não é um problema de saúde por si só e é, em vez disso, uma indicação de um problema de saúde subjacente ou uma condição de algum tipo. É uma condição sanguínea causada pela diminuição do número de glóbulos vermelhos de um animal abaixo do normal. A razão para essa diminuição pode ser sangramento ou uma redução na quantidade de glóbulos vermelhos do sangue que são produzidos ou a quantidade de glóbulos vermelhos do sangue que são destruídos no corpo humano. Numerosas condições de saúde e doenças podem fazer com que um gato desenvolva anemia.

Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio às células e tecidos do corpo do gato. Quando a contagem de glóbulos vermelhos diminui rapidamente ou fica extremamente baixa, seu gato pode apresentar sinais de deficiência de oxigênio, que incluem o aparecimento de gengivas pálidas, letargia, aumento da frequência cardíaca e dificuldades respiratórias.

Embora o prognóstico para gatos que sofrem de anemia dependa da condição que a causou, a maioria deles conseguirá melhorar com o tratamento e levar uma vida normal e saudável.

O que é anemia?

Anemia é um distúrbio sanguíneo muito comum que não se limita a gatos, mas também a cães , seres humanos e vários outros animais. Um animal com anemia, ou qualquer outro animal, está sofrendo de falta de glóbulos vermelhos que circulam em seu sangue, ou tem uma baixa quantidade de hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos. A hemoglobina é uma forma que é uma proteína, o principal componente dos glóbulos vermelhos. Ela se conecta com o oxigênio e o transporta para todas as células do corpo.

A anemia do gato é geralmente dividida em dois tipos gerais: não regenerativa e regenerativa. Para anemia que é regenerativa, os glóbulos vermelhos morrem ou são destruídos. Para formas não regenerativas de anemia, há uma diminuição, acredita-se que a produção de glóbulos vermelhos diminui. Ambos os tipos de anemia são caracterizados por múltiplas razões. 1

Sintomas de anemia em gatos

Os sintomas de anemia podem diferir dependendo da causa do distúrbio. No entanto, há alguns sinais básicos dos quais você deve estar ciente. Os dois sintomas mais frequentes de anemia que duram muito tempo em gatos são a letargia. Você observará que seu gato fica mais exausto com mais frequência ou não se sente atraído por coisas que você costumava gostar de fazer. Além disso, gengivas amarelas.

Sintomas

  • Gengivas pálidas
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Maior taxa de respiração
  • Letargia (sono excessivo)
  • Fraqueza
  • Apetite reduzido
  • Mais consumo de água
  • Colapso

Se você olhar para a boca do seu gato que está anêmico, é provável que suas gengivas estejam mais pálidas do que o normal, e podem parecer quase brancas. A razão para isso é a ausência de células vermelhas do sangue.

A frequência cardíaca de um animal que sofre de anemia também aumentará no esforço para o fluxo de oxigênio para as células que o requerem. É possível ver a velocidade da respiração do seu gato aumentar para atrair um aumento nos níveis de oxigênio para o corpo. A probabilidade é que seu gato pareça lento e pode não brincar tanto, se limpar ou brincar com os amigos com tanta frequência porque os níveis mais baixos de oxigênio tornam os músculos menos flexíveis do que o normal.

Os gatos também podem perder o apetite se estiverem sofrendo de anemia e podem beber mais água para repor o volume de sangue que foi perdido. Se a situação for grave, e o gato estiver perdendo quantidades significativas de volume de sangue, ele pode não conseguir se mover ou ficar sem resposta devido a uma deficiência de oxigênio que chega ao cérebro.

Se o seu gato apresentar algum dos sintomas listados acima, ele deve ser examinado imediatamente por um veterinário.

Causas da anemia

A vida útil média de um glóbulo vermelho circulante é de apenas dois meses, portanto, o corpo de um gato deve criar constantemente mais glóbulos vermelhos para compensar o perdido. 2 As várias causas da anemia são divididas em dois grupos com base no grau em que a anemia é regenerativa, o que significa que a condição que está na raiz faz com que os glóbulos vermelhos desapareçam ou sejam destruídos mais rápido do que eles são capazes de substituir, ou se eles não são regenerativos. Isso significa que a causa do problema está dificultando o processo normal de produção de novos glóbulos vermelhos.

Qual é a expectativa de vida média do gato comum?
Qual é a expectativa de vida média do gato comum?

Causas da anemia regenerativa

  • Perda de sangue: Isso pode ocorrer no ambiente externo ou interno. A perda de sangue pode ser resultado de ferimentos ou traumas (como ser atingido por um veículo) e parasitas sugadores de sangue (incluindo piolhos, pulgas, bem como ancilóstomos ), úlceras estomacais e crescimento de tumores.
  • Hemólise O corpo está degradando os glóbulos vermelhos muito cedo. Geralmente é devido a um distúrbio imunomediado, também conhecido como anemia hemolítica. Nessa condição, o gato é capaz de desenvolver anticorpos contra os próprios glóbulos vermelhos. 3
  • Toxinas Uma variedade de toxinas pode resultar na destruição dos glóbulos vermelhos. Aspirina, assim como outros medicamentos anticoagulantes, antibióticos específicos, plantas venenosas e metais pesados ​​e certos alimentos podem causar anemia em gatos que os ingerem involuntariamente. 1
  • Infecções Existem inúmeras doenças infecciosas que são causadas por vírus e bactérias que podem causar anemia como um dos sintomas. A hemobartonela é a mais comum dessas doenças relacionadas a bactérias. A leucemia felina (FeLV) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV) são causas virais comuns de anemia. 1 Certos parasitas também podem desencadear anemia.
  • Doenças genéticas Alguns tipos de anemia podem ser adquiridos. Sabe-se que as raças Abissínia e Somália foram identificadas como portadoras de anemia de um tipo específico devido a uma deficiência enzimática. 1

Causas da anemia não regenerativa

  • Má alimentação A dieta mais inadequada ou a falta de exercícios podem causar deficiência nutricional que pode causar anemia.
  • Condições crônicas: Doenças do fígado, das glândulas suprarrenais, do fígado ou da tireoide, bem como certos tipos de câncer, são capazes de causar anemia. Elas causam inflamação, o que pode reduzir a capacidade do corpo de criar glóbulos brancos maiores. Esta é a forma mais prevalente de anemia observada em modelos animais. 1
  • Doença renal: Um hormônio conhecido como eritropoietina faz com que o corpo crie glóbulos vermelhos. O hormônio é criado nos rins. Doenças renais reduzem a quantidade de eritropoietina que os rins produzem e é uma causa comum de anemia em gatos. Até 65 por cento dos donos de gatos com doença renal avançada são anêmicos. 3
  • Condições da medula óssea: A medula óssea cria novas células sanguíneas que são brancas e vermelhas. Qualquer doença que afete a medula óssea pode resultar em anemia devido à capacidade dela de produzir células sanguíneas brancas saudáveis. As doenças mais prevalentes que afetam os gatos e que afetam a medula óssea incluem câncer, vírus da leucemia felina e imunodeficiência felina. 3

Como os veterinários diagnosticam anemia em gatos

A identificação de anemia em gatos pode ser bastante fácil de determinar. O exame de sangue, também conhecido como hemograma completo (CBC), é o teste mais básico para determinar a gravidade da anemia. Existem muitos componentes no CBC. Um deles é a contagem de glóbulos brancos. Isso é útil para diagnosticar doenças. Mas, são testes para determinar a presença de glóbulos brancos, o que pode ser particularmente relevante para gatos que sofrem de sinais de anemia.

Hematócrito: Uma parte do hemograma pode ser medida pelo hematócrito, que mede quanto do volume total de uma amostra de sangue compreende os glóbulos vermelhos. Normalmente, isso fica entre 25 e 45 por cento, mas diferentes laboratórios podem ter uma faixa ligeiramente diferente. Se o hematócrito cair menos de 25 por cento, então é um sinal de que a anemia pode ser estabelecida. 2

A contagem de glóbulos vermelhos A contagem de glóbulos vermelhos é uma parte separada do hemograma que seu médico levará em consideração. Esta é uma medida da quantidade de glóbulos vermelhos encontrados na amostra de sangue. A faixa típica de glóbulos vermelhos é de 6,1-11,9 10,6 / u por l para gatos. Gatos com anemia terão um nível baixo na contagem de glóbulos vermelhos. 4

Hemoglobina: Este é um elemento adicional importante no hemograma completo. Este teste é usado para determinar quanta hemoglobina os glóbulos vermelhos têm. Isso é tipicamente menor em gatos que são anêmicos. A faixa típica de normalidade em gatos pode ser de 9 a 15,6 gramas/dl. 4

Exames de sangue adicionais O veterinário provavelmente realizará diferentes exames de sangue para avaliar a saúde geral do seu gato, além de exames especiais para identificar se há doenças renais e outras doenças infecciosas, como o vírus da leucemia felina (FeLV) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV), já que são a causa mais frequente de anemia.

Teste fecal Um teste fecal pode testar parasitas intestinais que causam sangramento interno, e também. Às vezes, seu veterinário pode precisar de uma agulha longa para coletar uma amostra de medula óssea, para identificar se o problema pode estar relacionado a um problema com a medula óssea.

Como tratar anemia em gatos

Se a anemia do gato se tornar perigosa o suficiente para justificar risco de vida, o gato precisará de uma transfusão de sangue urgente, bem como suplementos de oxigênio são normalmente necessários. 2 Para gatos que sofrem de anemia leve a moderada, no entanto, o tratamento não é centrado na fonte da anemia, mas sim na causa que está causando o problema. Seu veterinário recomendará qual tratamento é necessário para a situação específica do gato.

Prognóstico para gatos com anemia

Como há uma variedade de fatores que causam anemia e uma variedade de causas subjacentes, é difícil tirar uma conclusão sobre o resultado. No entanto, na maioria dos gatos que sofrem de anemia leve e nenhum outro problema subjacente, o resultado geralmente é excelente. 2 Para gatos que sofreram traumas extremos ou que consumiram toxinas, bem como câncer, ou têm doença renal avançada, a perspectiva é mais terrível.

Como prevenir a anemia

Anemia é o sintoma que se manifesta em inúmeras doenças. Portanto, prevenir anemia nem sempre é viável. No entanto, há coisas particulares que você pode cuidar para diminuir o risco do seu gato.

  • Utilize uma solução preventiva mensal contra parasitas que mata pulgas e carrapatos, bem como piolhos e parasitas intestinais.
  • Mantenha seu gato dentro de casa ou deixe a área externa sob supervisão.
  • Alimente-os com comida de gato balanceada e nutricionalmente balanceada.
  • Faça testes para leucemia felina e doenças de imunodeficiência felina, conforme recomendado pelo seu veterinário.
  • Impeça a propagação de toxinas.
  • Visite seu gato para ver um veterinário, no mínimo, uma vez por ano. Siga as instruções do seu veterinário para exames de sangue regulares.

Se você acha que seu animal de estimação tem uma condição médica, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem preocupações de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico médico do animal de estimação e poderá fazer as melhores sugestões em relação à saúde do seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. Anemia em gatos . Manual veterinário Merck.
  2. Anemia em gatos. Hospitais de animais VCA.
  3. Anemia. Centro de Saúde Felina da Universidade Cornell.
  4. Diagnóstico de laboratório interno . Clínica veterinária North Fork.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *