Lóris arco-íris: características e cuidados com as espécies
Temperamento, dieta e dicas de cuidados
Lindamente brilhantes e de natureza doce, os lorikeets são papagaios grandes e longevos que crescem apenas um pé do bico até as penas da cauda. Eles são intrometidos que gostam de estar no centro de toda a ação. Das sete espécies de lorikeets encontradas na Austrália, o lorikeet arco-íris tem a maior popularidade. identificado.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
O que exatamente é um Lorikeet?
Um membro da família de pássaros Loriinae , o Lorikeet é uma espécie de pássaro que é nativa da Austrália e da Nova Guiné. Existem 53 variedades de lorikeets e eles são conhecidos por suas penas brilhantes e personalidades animadas.
Como um filhote, este pássaro é brincalhão sempre que suas pessoas favoritas estão por perto. Ele não é tímido e informará você no momento em que precisar de atenção. Se você está procurando um pássaro tranquilo, este pode não ser o pássaro para você.
Visão geral das espécies
Nomes populares: lorikeet arco-íris, pássaro arco-íris, lory
Nome científico: Trichoglossus moluccanus (subespécie de “Swinson’s lorikeet” (Trichoglossus moluccanus moluccanus), o Lake Eyre Lorikeet (Trichoglossus moluccanus eyrei), bem como o Northern Moluccan Lorikeet (Trichoglossus moluccanus septentrionalis)
Tamanho adulto Entre 15 e 20 polegadas de comprimento e 2,5 a 5,5 gramas de peso
Longevidade: Até 30 anos
Origem e História
O lorikeet arco-íris tem uma distribuição nativa nas áreas costeiras que se estendem do noroeste de Queensland até o sul da Austrália ao longo da costa leste. As colônias de lorikeet arco-íris estão atualmente residindo em Perth, na Austrália Ocidental, Tasmânia, Nova Zelândia e Hong Kong. Os lorikeets arco-íris vivem entre as árvores na floresta, na floresta e no mato. Os lorikeets arco-íris são capazes de viajar até 40 milhas durante o dia para se alimentar. Eles normalmente voam em grupos barulhentos de algumas dezenas de pássaros.
Temperamento
Rainbow Lorikeets são pássaros adoráveis e amigáveis. Eles são famosos por suas palhaçadas hilárias e personalidade encantadora. O consenso geral é que esses pássaros são facilmente socializados e gostam da interação que têm com seu tratador humano.
Dê-lhes comida enquanto estiverem em treinamento inicial. Eles se acostumarão mais ao toque de humanos e podem ter menos mordidas.
Este pássaro é extremamente inteligente, capaz de aprender truques e outros comportamentos. Como é extremamente inteligente, o pássaro também é um excelente artista de fuga. Travas para portas que prendem gaiolas são essenciais.
Muitos lóris se dão bem com pássaros de outras espécies, mas são exclusivos e podem se tornar agressivos. 1 Eles são propensos a se tornarem violentos com outros animais de sua própria espécie. Nunca devem ser deixados sozinhos com qualquer outra espécie de pássaro.
Fala e Vocalizações
Os lorikeets arco-íris podem ser excelentes oradores e podem ser ensinados a falar muitos tipos diferentes de palavras. Eles são barulhentos e têm um tom agudo que geralmente é acompanhado de gritos. Às vezes, seus vocabulários estrondosos podem ser irritantes e perturbadores para alguns. O pássaro não é a melhor escolha de animal de estimação para pessoas com parentes próximos que correm o risco de serem sensíveis a ruídos altos.
Cores e marcações do arco-íris Lorikeet
Eles estão entre as espécies mais vibrantes que são usadas na categoria de pássaros de companhia. Eles são magros e elegantes, que são semelhantes aos periquitos asiáticos , incluindo o periquito indiano com um colar de anel e o periquito alexandrino .
Rainbow Lorikeets definitivamente fazem jus aos seus nomes. Seus rostos e barrigas têm uma rica plumagem azul adornada com penas azuis nas asas, costas e cabeças. Eles ostentam peitos vermelhos brilhantes com alguns destaques laranja e amarelos nas laterais. Os bicos vermelhos brilhantes contrastam com as penas faciais azuis. Eles têm uma pele escura cinza-escura, preta, que cobre seus pés.
Não há como distinguir machos de fêmeas com base na aparência. Para determinar o sexo de um pássaro, eles devem passar por testes de genética ou até mesmo pelo procedimento cirúrgico para sexagem.

Cuidando de um arco-íris Lorikeet
Os lorikeets arco-íris podem ser ótimos animais de estimação para pessoas com bastante tempo com eles. Os lorikeets arco-íris são muito divertidos e precisam de bastante tempo de brincadeira para manter seus bicos e mentes ativos.
Os pássaros precisam de uma grande gaiola voadora ou um aviário. O tamanho ideal para uma gaiola é quatro pés de comprimento, 2 pés de largura e três pés de altura. A gaiola deve ser forte, feita de aço. Fique longe de gaiolas de madeira que podem ser rasgadas pelos bicos deles.
Embora limpar a sujeira de um pássaro de estimação possa ser uma tarefa árdua, os lorikeets também se tornam bagunceiros devido às suas dietas baseadas em líquidos. Se você estiver decidindo sobre um lugar para o recinto de um lorikeet, é essencial colocar a gaiola em um lugar que não tenha carpete e no qual as superfícies e pisos possam ser facilmente limpos. A maioria das pessoas cobre suas paredes com lonas plásticas para protegê-las de danos causados por excrementos de pássaros. O pássaro inteligente pode ser treinado para usar o banheiro para regular quais áreas o pássaro usa para fazer as necessidades.
A dieta de um lorikeet é predominantemente composta de doces açucarados que tendem a desenvolver bactérias. Limpe os recipientes de comida nas duas horas seguintes à alimentação para impedir a infecção bacteriana.
Problemas comuns de saúde
Os lorikeets arco-íris podem ser suscetíveis à condição conhecida como síndrome da paralisia dos lorikeets. Esta é a condição em que os pássaros não conseguem mover seus corpos, asas, bem como suas pernas e cabeça. Além disso, eles perdem a capacidade de piscar ou engolir. 2 A razão para isso não é clara, no entanto, uma infecção viral ou uma deficiência de vitaminas pode causar o problema.
Muitas espécies de pássaros inteligentes podem ser propensas a arrancar penas quando o pássaro fica infeliz, se sente negligenciado ou estressado. Embora os lorikeets possam não ser famosos por suas habilidades de arrancar penas, os lorikeets arco-íris podem ficar deprimidos se não tiverem aptidão mental ou física suficiente.
Uma condição diferente, chamada de papo azedo, é uma doença bacteriana que pode afetar o papo do pássaro, bem como o saco de armazenamento de alimentos dentro da garganta do trato digestivo do pássaro. Esse problema pode ser evitado limpando meticulosamente a gaiola do seu pássaro, bem como recipientes de alimentos e copos para beber após as refeições.
Dieta e Nutrição
Assim como outros papagaios são capazes de sobreviver na natureza principalmente através do uso de néctar e pólen de flores. Se você der uma olhada dentro da boca de um lorikeet, verá que suas línguas apresentam “escovas” modificadas únicas nas pontas para auxiliar na coleta dessas fontes de alimento da vegetação em que vivem.
Em cativeiro, os donos de lorikeets podem alimentar seus animais de estimação com uma mistura de néctar comercialmente disponível ou caseira, que precisa ser preparada na hora duas a três vezes ao dia. Comece com uma xícara para cada alimentação. Aumente caso eles terminem rápido e queiram mais. Os pássaros geralmente comem até três horas durante o dia.
A dieta do seu lorikeet de estimação deve ser suplementada com guloseimas, como aveia, frutas frescas e flores comestíveis e vegetais frescos pelo menos duas vezes por dia. Cuidado com frutas cítricas, pois elas podem perturbar o sistema digestivo do seu pássaro. Remova qualquer alimento que não seja consumido em cerca de três ou quatro horas. Certifique-se de ter água fresca disponível todos os dias.
Não alimente o pássaro com ração ou mistura de sementes. Alimentos duros podem machucar a língua sensível do pássaro, que lembra uma escova. Cuidado com alimentos como abacate e chocolate, café, ruibarbo, álcool e abacate, pois podem ser venenosos para todos os pássaros. 3Nutrição de papagaios 101
Exercício
Rainbow Lorikeets são pássaros extremamente ativos. Eles exigem muito exercício para uma saúde ótima. O lorikeet requer o espaço de uma gaiola enorme para ter espaço para voar e escalar. Ele requer no mínimo 3-4 horas por dia de brincadeira sem supervisão fora da gaiola para um bem-estar físico e mental ótimo.
Rainbow Lorikeets são uma alegria para brincar e precisam ser fornecidos com muitos brinquedos que mantenham seus cérebros e seus bicos ativos. Eles são mastigadores ávidos. Obtenha um suprimento de brinquedos destrutíveis que sejam feitos de madeira segura para trabalhar seus bicos.
Prós
- Quente e amoroso
- Inteligente, capaz de aprender a falar
- Eles podem ensinar truques, incluindo o treinamento para usar o banheiro
Contras
- Alto, mas não é uma boa escolha para apartamentos.
- Requer dieta especializada em néctar
- Aves territoriais podem não conseguir se relacionar com outras espécies de aves.
Onde adotar ou comprar um arco-íris lorikeet
Encontre criadores locais de lorikeets e agende um horário para uma reunião com eles, bem como com seus pássaros. Veja como você administraria o dia a dia de um lorikeet vivendo em sua casa. O custo varia até US$ 1.500. Organizações de adoção, resgates e criadores nos quais eles podem ser encontrados são:
Um lorikeet saudável é vibrante e ativo, com penas macias. Verifique se o bico está impecável, assim como se os olhos estão claros e brilhantes e se não há penas danificadas. Os pés devem ser mantidos limpos e as unhas não devem se estender muito.
Mais espécies de pássaros de estimação e mais pesquisas
Se você estiver interessado em espécies relacionadas, dê uma olhada em:
- Perfil da espécie de periquito-de-colar-indiano
- Perfil da espécie de papagaio quaker
- Perfil da espécie Crimson Rosella
Além disso, você pode navegar pelas diferentes espécies de pássaros de médio porte .
- Lorikeet, arco-íris . Zoológico de Louisville, 2020
- Síndrome de paralisia de Lorikeet ataca mais uma vez . Wildlife Volunteers Assoc Inc, 2020
- Certifique-se de manter seus animais de estimação, pássaros, protegidos de toxinas domésticas comuns . Oregon Veterinary Medical Association, 2020