Você deve alimentar seu gato com uma dieta crua?

Você deve alimentar seu gato com uma dieta crua?
Você deve alimentar seu gato com uma dieta crua?

Você deve alimentar seu gato com uma dieta crua?

Dietas cruas funcionam para gatos? Dietas cruas requerem produtos de alimentos de origem animal não cozidos em vez da comida enlatada ou seca usual. Pode ser assustador, especialmente quando precisamos nos preocupar com recalls de alimentos comerciais para animais de estimação.

Certos donos preferem alimentar seus animais de estimação com dietas caseiras para que eles entendam exatamente qual é a comida que seus animais de estimação comem. Dietas caseiras podem ser cruas ou cozidas, e a maioria dos donos escolhe a opção crua que é semelhante à dieta de um gato na natureza.

Autor: Dr. Lucas Fernandes

O que é uma dieta crua para gatos?

A dieta crua para gatos inclui alimentá-los com alimentos de origem animal não cozidos. Inclui carne de órgãos musculares, carne de órgãos e ossos. Esse tipo de alimento é às vezes chamado de dieta “BARF”, que significa “ossos e alimentos crus” ou “alimentos crus biologicamente apropriados ” . 1

A melhor dieta crua para donos de gatos é seguir uma receita meticulosamente elaborada. A maioria dos donos de gatos prefere fazer suas próprias dietas em casa. No entanto, versões comerciais também estão prontamente disponíveis. Se você decidir alimentar seu animal de estimação cru, é melhor que ele seja analisado completamente em equilíbrio por um nutricionista veterinário. Gatos que comem uma dieta desequilibrada podem ser suscetíveis a muitos problemas de saúde.

Por que considerar isso?

Os felinos são considerados carnívoros obrigatórios. 2 Em termos simples, eles precisam consumir produtos de origem animal para sobreviver. O gato não precisa realmente de alimentos como vegetais ou carboidratos para sustentar suas vidas. Eles só podem ingerir quantidades moderadas. Eles preferem dietas com baixo teor de gordura e alto teor de proteína, com alto teor de substâncias que são encontradas apenas em produtos de origem animal. Isso inclui aminoácidos como taurina, ácidos graxos, juntamente com outros minerais e vitaminas importantes.

Pessoas que defendem dietas cruas consideram que cozinhar carne pode mudar ou reduzir esses ingredientes essenciais. Elas promovem uma dieta biologicamente adequada que é semelhante à comida que os gatos comem na natureza. A regra geral é que os pequenos felinos selvagens caçam roedores, bem como animais menores, pássaros, peixes, insetos e répteis. Se você alimenta seu gato com comida crua, é melhor fornecer uma dieta idêntica.

Há muito debate sobre dietas cruas para animais. Pessoas que defendem a dieta de alimentos crus têm muito a dizer sobre seus efeitos positivos para a saúde: seus pelos parecem melhores, seus dentes permanecem mais limpos e a obesidade é reduzida e, no geral, sua saúde melhora. Embora essas afirmações tendam a soar verdadeiras, o oposto levanta preocupações legítimas sobre os benefícios para a saúde de dietas cruas.

As dietas de alimentos crus são seguras?

É crucial entender que alimentar seu animal de estimação com comida crua traz consigo uma série de riscos. Alimentos crus podem ser contaminados com patógenos, como Salmonella e E. E. coli, que podem causar infecções graves com risco de vida.1 Cozinhar alimentos elimina a maioria dos patógenos. Esta é a razão pela qual nós, humanos, preferimos cozinhar alimentos.

Os gatos conseguem digerir alimentos crus de forma mais eficiente do que os seres humanos devido ao fato de terem tratos digestivos menores e menos ácidos. Vários patógenos conseguem passar pelos gatos e não causar nenhum dano. A maioria dos gatos pode comer alimentos crus bem, no entanto, aqueles que sofrem de problemas de saúde (como doenças imunomediadas) podem precisar de refeições cozidas.

Um dos maiores riscos associados a comer carne crua e manuseá-la pode ser rastreado até a contaminação cruzada. Se você alimentar seu gato com comida crua, a fonte pode expor você e qualquer outra pessoa na casa a patógenos nocivos. 3 Patógenos podem permanecer em superfícies de preparação de alimentos, como pratos de comida, nas fezes do gato ou até mesmo no pelo do seu gato (especialmente na área ao redor da sua área facial).

Dietas cruas não devem ser servidas a gatos em casas com pessoas imunocomprometidas. Além disso, devem ser evitadas quando se vive em casas com crianças idosas.

É difícil evitar todos os riscos, mas existem métodos para garantir que você esteja mais seguro ao alimentar seu animal de estimação com uma dieta crua:

  • Prepare a comida em um espaço confinado na cozinha. Limpe e desinfete completamente quando terminar. 4. (use uma solução de 1 a 32 de alvejante para água, se possível)
  • Use luvas ao trabalhar com carne crua.
  • Tenha o cuidado de congelar os alimentos sempre que possível.
  • Escolha ingredientes à base de carne que sejam de uma fonte confiável
  • Certifique-se de que seu gato seja alimentado em uma área que seja fácil de limpar (sem carpetes ou sofás por perto)
  • As tigelas de comida devem ser limpas imediatamente após a alimentação (esfregue para limpar e use uma mistura de 1 para 32 de alvejante e água, seguido de enxágue e secagem das tigelas)

Ossos representam um risco à segurança em dietas cruas. Alguns ossos pequenos que são inteiros ou ossos podem criar complicações, como obstruções gastrointestinais, traumas orais e obstruções nas vias aéreas. Se ossos de animais forem usados ​​na dieta crua do seu gato, eles devem ser bem moídos.

Dietas de alimentos crus completas e balanceadas

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem com dietas cruas é não ter certeza de que sua dieta seja abrangente e bem balanceada. 1 Alguns indivíduos dão “toda carne e ossos” ou uma variedade de carnes diferentes, sem tomar nota das calorias, bem como proteínas, gorduras, bem como o conteúdo nutricional. Não presuma que seu animal de estimação tem tudo o que precisa para ser saudável comendo “tanta carne quanto desejar”. Com o passar do tempo, uma dieta insuficiente pode causar sérios problemas para a saúde do seu gato.

Há uma percepção de que toda carne crua é boa para você porque animais como vira-latas e gatos selvagens podem viver disso, no entanto, é vital perceber que animais selvagens têm menos probabilidade de viver mais do que animais domésticos. Isso está em parte relacionado à dieta que eles consomem. É por isso que é crucial aderir a um plano de dieta aprovado pelo seu veterinário que seja equilibrado e completo.

Gengivite em gatos
Gengivite em gatos

Se você estiver planejando uma nova comida crua para seu gato, converse com seu veterinário sobre receitas que fornecerão uma dieta adequada e balanceada para seu gato. 2 Saiba que muitos veterinários não sugerem dietas de comida crua por causa do risco envolvido. Se você estiver interessado em comer uma dieta de comida crua, mas seu veterinário não for flexível em relação a dietas de comida crua, procure um veterinário que tenha experiência em dietas cruas. Encontre um nutricionista veterinário que tenha experiência com dietas cruas.

Como preparar uma dieta crua para seu gato

Peça a um especialista para ajudar a criar uma dieta abrangente e saudável que possa ajudar seu animal de estimação. Um veterinário também pode sugerir suplementos específicos para garantir que seu animal de estimação receba a nutrição de que precisa para ser saudável.

Quais ingredientes são comuns em dietas cruas para gatos?

Os ingredientes usados ​​na dieta de alimentos crus podem consistir no seguinte:

  • A carne crua é derivada de músculos e órgãos (boas fontes são aves, coelhos, hamsters e até peixes)
  • Ossos moídos e ossos crus
  • Ovos
  • Suplementos (frequentemente necessários)

Ferramentas e suprimentos necessários

É provável que você precise das seguintes ferramentas e equipamentos para preparar alimentos crus:

  • Uma tábua de corte grande pode ser usada na máquina de lavar louça
  • Moedor de carne
  • Tesouras para aves
  • Tigelas de mistura
  • luvas descartáveis ​​(látex ou nitrilo)
  • Recipientes para armazenamento (alguns usuários utilizam bandejas de cubos de gelo ou até mesmo pequenos recipientes próprios para freezer)
  • Espaço para geladeira e freezer

Fazer uma refeição crua saudável em casa pode levar tempo. Portanto, a maioria dos donos prefere preparar o suficiente para muitas semanas e então mantê-lo no congelador.

Dietas cruas comerciais para gatos

Se você não tem tempo para criar receitas ou preparar alimentos crus em casa, então você pode preferir experimentar qualquer uma das várias dietas cruas comerciais que estão disponíveis. A maioria das pessoas que apoiam dietas cruas considera que as dietas cruas comerciais são tão inferiores às que você pode preparar em casa. Mas, elas são consideradas mais saudáveis ​​quando comparadas a comer alimentos como ração.

As dietas comerciais cruas são normalmente armazenadas em um freezer ou liofilizadas para limitar o crescimento do risco de contrair patógenos. Certifique-se de que as precauções de segurança permaneçam em vigor ao manusear esses tipos de dietas para evitar contaminação cruzada. Fale com seu veterinário ou nutricionista para obter assistência para encontrar a dieta comercial apropriada. Verifique se ela é tão balanceada e completa de acordo com as diretrizes da AAFCO. 5

Alternativas à dieta crua

Se você quer reduzir o risco que vem com a ingestão de alimentos crus enquanto ainda alimenta seu gato com a melhor dieta possível, pense em cozinhar sua própria comida de gato em casa . Ainda é necessário localizar a receita que seja completa e bem balanceada.

Você também pode optar por uma ração seca para gatos rica em proteína , composta de componentes de alta qualidade. Muitos veterinários e especialistas acreditam que a ração seca contém quantidades excessivas de carboidratos e não deve ser considerada ideal para gatos. No entanto, muitos itens de comida úmida contêm menos carboidratos ou nenhum. Eliminar ou reduzir a quantidade de carboidratos da dieta do seu animal de estimação pode prolongar a vida do seu gato. Dietas com baixo teor de carboidratos podem ajudar a prevenir doenças como sobrepeso e diabetes mellitus entre gatos.

Fontes do artigo

  1. Davies, RH et al. Dietas cruas para cães e gatos: uma revisão, com referência particular aos riscos microbiológicos . Journal Of Small Animal Practice Volume 60 No. 6, 2019, pp. 329-339. Wiley , doi:10.1111/jsap.13000
  2. Alimentando seu gato. Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
  3. Gyles, Carlton. Dietas de alimentos crus para animais de estimação The Canadian Veterinary Journal, Vol. 58,6 (2017): 537-539.
  4. Como evitar alimentos crus em gatos. Hospitais de animais VCA.
  5. Alimento completo e balanceado para animais de estimação. Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA .

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *