Todo mundo gosta de tomar sorvete. O que é mais agradável do que uma guloseima deliciosa e gelada em um dia incrivelmente quente? Se você está planejando sua próxima visita à sorveteria em sua área, você pode se perguntar se é OK comprar um pupsicle para seu animal de estimação. Então, em outras palavras, você pode confiar que seu animal de estimação consumirá o sorvete?
A coisa mais importante a lembrar é que sorvete não é uma opção alimentar saudável apropriada para caninos. Embora uma pequena porção de sorvete de baunilha e manga provavelmente não leve seu animal de estimação ao veterinário, ele não deve ser considerado um petisco diário para seu animal de estimação.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Possíveis preocupações com a saúde
Cães adultos não são equipados com estômagos preparados para lidar com lactose. Embora eles sejam capazes de consumir leite na fase de filhotes (eles são mamíferos no final), eles não podem ingerir leite quando adultos. A incapacidade de lidar com laticínios pode causar constipação, gases, bem como vômitos e diarreia. Na maioria das vezes, é provável que seu cão sinta um pouco de gases. Se você oferecer a um animal pequeno uma grande quantidade de sorvete congelado, a reação do cão aos laticínios pode se tornar mais séria. Cães com sobrepeso ou problemas de diabetes devem evitar sorvete.
Aviso
Os altos níveis de açúcar encontrados no sorvete são prejudiciais ao seu animal de estimação. Também o sorvete “sem açúcar” é perigoso devido ao fato de que o químico xilitol pode ser prejudicial aos cães . Sorvete contendo qualquer tipo de adoçante artificial não é uma boa ideia para cães.

Uma variedade de sabores de sorvete pode ser prejudicial aos cães. Chocolate pode ser perigoso, pois os cães não podem consumir teobromina. Chá verde e café Sorvetes são igualmente arriscados devido às concentrações de cafeína. Sorvete que contém passas ou uvas é arriscado e pode causar insuficiência renal em casos agudos em pequenas quantidades.
Algumas nozes podem ser perigosas para caninos. Nozes de macadâmia podem representar um risco para seu cão, embora os cientistas não entendam o motivo. Nozes, pecãs e amêndoas não são prejudiciais aos animais de estimação, mas são saturadas com gorduras para serem seguras para cães.
Como servir sorvete para seu cachorro com segurança
Se você optar por oferecer um sorvete ao seu animal de estimação, escolha o sorvete que seja frutado ou de baunilha. Certifique-se de alimentá-lo apenas em pequenas porções no início, para garantir que a comida não cause mal-estar no estômago do seu animal de estimação. É provável que você perceba sintomas como gases, inchaço, mal-estar estomacal, vômitos e diarreia dentro de 2 horas, se o estômago do animal não aceitar o laticínio.
Se você estiver interessado em dar ao seu cão um lanche fresco para aproveitar durante o verão, pense em fazer seu próprio sorvete para dar ao seu cão. Fazer um purê de frutas, manteiga de amendoim , bem como uma pequena quantidade de iogurte (que tem menor teor de lactose do que o sorvete) pode fazer uma sobremesa saborosa que você pode congelar em sua casa. Também é possível adicionar fatias de maçã, aveia e outros ingredientes saudáveis e adequados para cães.
O “nice cream” vegano e o frozen yogurt podem ser benéficos para cães da mesma forma, já que eles normalmente contêm menos açúcar e são livres ou pobres em laticínios. Como qualquer outro lanche rico e delicioso, você deve começar alimentando seu animal de estimação apenas com uma pequena quantidade. Tire alguns minutos para determinar qual reação ele tem à comida antes de alimentá-lo com o resto.
O que fazer se seu cachorro comeu sorvete
Se seu cachorro comeu um sorvete sem sua “permissão”, tente permanecer calmo. Descubra qual era o sabor do sorvete congelado e também quanto foi que seu cachorro consumiu. Se seu cachorro não comeu nenhum ingrediente prejudicial, provavelmente está tudo bem. Há uma chance de que ele fique chateado ou precise ir ao banheiro pelo menos algumas vezes, no entanto, e você pode gostar de passar a tarde brincando no quintal juntos.
Se seu cão comeu o sorvete com adoçantes artificiais, nozes de macadâmia, chocolate, café, uvas ou passas, então pode haver um problema perigoso para lidar. A prevenção de envenenamento animal pode ajudá-lo a descobrir o melhor curso de ação. No entanto, você não deve adiar a ida ao veterinário. Se puder, deixe outra pessoa dirigir quando você contatar o controle de envenenamento ou reverter o processo.
No final, em geral, esse sorvete não deve ser recomendado para animais de estimação. A banana, a manteiga de amendoim e o purê de iogurte são uma delícia congelada incrível. Há muitos ingredientes arriscados incluídos nos sorvetes para cães.