Como escovar os dentes do seu gato
Os dentes dos gatos exigem o mesmo cuidado que os nossos, no entanto, muitas pessoas não pensam em escovar os dentes dos seus gatos como fariam. A mastigação de alimentos e brinquedos pode proporcionar alguma saúde dentária, mas muitas vezes, não é suficiente para evitar a formação de problemas dentários. Aprender a limpar os dentes do seu animal de estimação ajudará na prevenção desses problemas, bem como do desconforto desnecessário.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Quantos dentes os gatos têm?
Os gatinhos se desenvolvem para ter 26 dentes infantis que cairão quando seus dentes adultos aparecerem. Eles geralmente estão no auge aos 6 meses de idade e são compostos por doze caninos, quatro caninos incisivos, 10 pré-molares e quatro dentes chamados molares. Os caninos e os incisivos são os dentes mais proeminentes, pois estão localizados na parte superior da boca, mas os molares e pré-molares realizam todo o resto, e é por isso que são os dentes primários.
Suprimentos necessários para escovar os dentes do seu gato
Escovar os dentes do seu gato pode tornar essa tarefa muito mais fácil. Certos gatos podem exigir mais paciência ou assistência para ficar parados, enquanto outros gatos não se importam em escovar os dentes.
- Dedo Escova de dentes: Uma escova de dentes de gato de cabeça pequena ou um cotonete seco, ou um produto diferente pode ser usado para limpar os dentes de um gato. Eles têm bocas minúsculas, assim como dentes pequenos, então uma escova grande é normalmente grande demais para fazer o que é necessário.
- Pasta de dente para animais de estimação: A pasta de dente feita para consumo humano não tem apenas substâncias tóxicas para gatos, mas também os sabores geralmente não são atraentes para o paladar de um gato. A pasta de dente projetada especificamente para gatos não é apenas segura para o consumo de um gato, mas também pode ajudar a tornar a experiência mais agradável quando seu gato aprecia seu sabor.
- Doces : guloseimas saborosas como atum, camarão com queijo, comida enlatada para gatos ou qualquer outra variedade que tenha cheiro são recompensas fantásticas para gatos que não têm experiência ou não estão interessados em limpar os dentes.
- Relaxante e ajuda a acalmar: suplementos calmantes, medicamentos para aliviar a ansiedade, sedativos ou feromônios relaxantes podem ajudar a reduzir o estresse, o medo e a apreensão que muitos gatos sentem quando é hora de cuidar dos dentes. A adição desses aditivos à sua rotina de escovação pode ajudar a reduzir o estresse que os sofredores enfrentam quando tentam controlar seu animal de estimação.
- toalha: Um pano ou uma toalha podem ser utilizados para embrulhar seu gato sempre que for hora de escovar os dentes. A técnica de embrulhar burritos para gatos ajudará seu gato a se sentir seguro e calmo, além de impedir que suas patas joguem o dente fora.

Dicas para escovar os dentes do seu gato
Depois de reunir tudo o que você precisa para limpar os dentes do seu gato, você pode realmente escovar os dentes do seu gato. Um par extra de mãos pode ser útil no caso de seu gato parecer um pouco ingênuo, no entanto, se você notar que seu gato está agindo mal e chorando, você não deve tentar controlá-lo.
É quando medicamentos ou suplementos para acalmar o gato serão necessários. Se seu gato não parece estar lutando contra a ansiedade, envolvê-lo em uma toalha pode ser benéfico para evitar arranhões acidentais e fornecer outro método calmante. Um gato que arranha a pele do gato não é mais um método recomendado para confinar um gato, pois pode aumentar seus níveis de estresse.
Quando seu animal de estimação estiver disposto a um petisco, dê-lhe petiscos. Então, enquanto você segura a cabeça no lugar, mova a escova de dentes com pasta de dente por baixo das gengivas e, em seguida, escove os dentes. Quando você tiver passado algumas vezes a escova de dentes, dê mais petiscos ao seu gato e continue a limpar quando necessário. Certifique-se de parar quando seu gato estiver lutando ou chorando.
E se você não escovar os dentes do seu gato?
Como outros animais que têm dentes, se bactérias ou partículas de alimentos se acumularem nos dentes dos gatos, isso pode causar irritação e infecções na boca. Se ficar grave o suficiente, a gravidade desta doença pode entrar na corrente sanguínea através do suprimento de sangue dentro das gengivas e, eventualmente, afetar os órgãos internos de um gato. Os rins, o fígado e o coração também podem ser afetados negativamente pelas gengivas e dentes que foram danificados.
Além dos efeitos negativos causados por doenças dentárias nos órgãos e tecidos dos gatos, os dentes também podem ser afetados e infectados, caindo, tendo que ser removidos e até mesmo ejetados. A condição da doença dentária pode ser dolorosa, pode causar problemas de saúde graves, mau hálito, salivação, bem como afetar permanentemente a saúde do gato se não for tratada rapidamente. Simplesmente escovando os dentes do seu gato, você pode reduzir as chances de desenvolvimento dessas condições.