Como impedir que seu gato rejeite um novo gatinho

Como impedir que seu gato rejeite um novo gatinho
Como impedir que seu gato rejeite um novo gatinho

Como impedir que seu gato rejeite um novo gatinho

Estas são as sugestões para ajudá-los a se darem bem.

Certos gatos conseguem se adaptar a gatinhos instantaneamente. Outros precisam de tempo para se adaptar ao novo gato ou podem não se adaptar totalmente. Se você está lendo isso, pode estar preocupado que o velho amigo do seu gato não esteja gostando do novo gato.

Grande parte do comportamento do gato quando um gatinho é bem-vindo à casa é baseado na idade e em quão bem socializado e velho seu gato era quando apresentado ao seu novo gato pela primeira vez. Embora o comportamento do gato seja desafiador de entender em certos casos, observar os animais selvagens ao redor deles pode fornecer uma visão sobre as razões pelas quais os gatos podem ter problemas de coexistência.

Autor: Dr. Lucas Fernandes

Por que os gatos rejeitam novos gatinhos?

Gatos domesticados em casa são conectados a gatos selvagens. Existem muitas variações, mas as duas espécies compartilham algumas características e comportamentos, como suas interações com gatos de outras espécies.

Gatos selvagens, como os linces, linces e servais são geralmente animais isolados. Eles raramente são observados e, tipicamente, isolados e sonolentos. Durante o dia, eles se amontoam em cavernas enquanto emergem durante a noite para caçar comida sozinhos.

Gatos selvagens (gatos domesticados que se tornaram selvagens) também são caçadores e podem descansar por conta própria. Mas, se forem fornecidos por humanos, comida e abrigo, eles podem ser liderados por gatos que são fêmeas. As colônias geralmente consistem em gatos que são parentes. Os gatos machos geralmente abandonam a colônia quando têm alguns anos de idade.

A hierarquia social neste caso é bem diferente em comparação com o gato doméstico normal. Isso se deve ao fato de que gatos domésticos são tipicamente castrados e esterilizados, eles geralmente não são bem socializados com outros felinos e ficam em um espaço altamente privado, separado de quaisquer outros felinos. Isso pode ser um desafio para aqueles que querem receber um animal ou gatinho na casa.

Além disso, os gatos selvagens geralmente vivem em uma colônia composta por gatos geneticamente relacionados que nasceram na mesma colônia. Não é comum que gatos não relacionados se juntem à colônia, no entanto, se isso acontecer, eles geralmente residem nas franjas da comunidade por vários meses antes de serem aceitos.

Às vezes, é necessário permitir que seu gato se adapte a um novo gato, o que é a melhor coisa a fazer. No entanto, se seu gato não for socializado bem antes dos três anos de idade, pode ser difícil fazer parte de um grupo com outros gatos. Na verdade, certos gatos se saem melhor sendo o único gato em casa.

Como parar a rejeição

Se você está trazendo um gatinho novinho para sua casa, é importante apresentá-lo gentilmente ao gato . Se você já fez isso e seus gatos não estão se dando bem, há ações que você pode tomar para tentar quebrar o gelo.

Tigelas de comida

Certifique-se de que cada gato tenha suas tigelas individuais de água e comida e que elas não estejam localizadas no mesmo lugar. Alimente-os separadamente para garantir que seu gato não fique apreensivo com a comida. Além disso, seu gatinho terá a oportunidade de se alimentar. Se necessário, alimente um de seus gatos em uma área separada e feche as portas.

Áreas de Dormir

Certifique-se de ter áreas separadas para os dois gatos dormirem. Evite dar as camas e os condomínios do seu gato para um gatinho. O mais velho do seu gato tomou posse deles e pode não ser tolerante quando um gatinho os usa sem permissão.

O que significa quando um gato lambe você?
O que significa quando um gato lambe você?

Áreas de observação

Os gatos geralmente lidam com “intrusos” tentando ficar longe deles e demonstrando agressividade na opção final. Os gatos devem ter uma área segura para ficarem longe do gatinho até que eles se sintam à vontade um com o outro.

Dê ao seu gato espaços mais velhos que não estejam ao alcance dos gatinhos. Um poleiro alto, por exemplo, é um excelente local para o seu gato observar o seu gatinho por alguns minutos. Esses lugares também podem fornecer um refúgio seguro para o seu gato quando ele precisar escapar do gatinho hostil ou agressivo .

Caixas de areia

Certifique-se de possuir uma segunda caixa de areia para gatos que você possa usar para gatos. Se houver dois gatos em sua casa, deve haver 3 caixas de areia. Não deve haver uma conexão clara entre as caixas no caso de seu gato do passado, bem como o novo gatinho residirem em caixas separadas ao mesmo tempo.

Feromônios

Compre sprays, lenços umedecidos e difusores que contenham feromônios de gato que são projetados especificamente para felinos e você pode mantê-los em uso até que não sejam mais necessários. Eles ajudam os felinos a terem uma sensação de segurança e paz e podem beneficiar tanto seu gatinho quanto um gato mais velho no estágio de transição.

Guloseimas

Tire um momento para acariciar seu gatinho simultaneamente dê ao seu gato velho a oportunidade de esfregar seu rosto enquanto você o alimenta com seus alimentos favoritos. Isso pode educar seu gato sobre o cheiro de um gatinho recém-nascido não é algo para se preocupar.

Com o tempo, seu gato velho começará a associar o cheiro do seu gatinho com comida e guloseimas, criando um cheiro agradável. O mesmo se aplica quando você observa seu gatinho e seu gato interagindo bem para ajudar a reforçar o bom comportamento.

Separação

Gatos não devem ter permissão para viver juntos sem supervisão até que tenham experimentado várias interações íntimas sem problemas. Se você não consegue ficar de olho em seu gato ou gatinho, e se preocupa com um deles machucando o outro, certifique-se de mantê-los separados.

Banheiros com caixa de areia, cama e uma tigela de água podem ser o lugar onde seu novo gatinho fica quando você sai do trabalho ou à noite. Isso pode ser especialmente benéfico se o gatinho não for capaz de deixar seu gato sair sozinho.

Mantenha as coisas calmas

Certos eventos incomuns que são assustadores para o gato podem fazer com que ele exiba agressividade deslocada em relação a gatinhos que são novos. Gatos tendem a ser habituais. Então, não faça nenhuma mudança drástica em sua casa enquanto estiver apresentando o gatinho. Pode ser tão simples quanto deixar sua cozinha mais moderna, rasgar o carpete ou fazer um evento com fogos de artifício no fundo do seu quintal.

Não permita brigas

Embora eles possam ficar tentados a se envolver em uma briga, não permita que seu gato faça mais barulho do que arfar e cutucar o gatinho. Se você está preocupado que há uma chance de uma briga acontecer, afaste os gatos com uma palmada forte em suas mãos ou com um rápido jato de água. Se seu gato discutir, eles devem ser mantidos separados por um certo tempo e lentamente reunidos em um intervalo de dias ou semanas.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *