Você deve deixar seu gato doméstico sair?

Você deve deixar seu gato doméstico sair?
Você deve deixar seu gato doméstico sair?

Você deve deixar seu gato doméstico sair? – Prós, contras e principais considerações de segurança

O seu gato quer sair de casa?

Como donos de gatos, sinta-se um pouco preocupado em ter seu gato dentro de casa o tempo todo, especialmente quando eles estão interessados ​​em sair. Muitos gatos “pedem” para sair de casa sem saber dos perigos potenciais que os aguardam do lado de fora. A replicação exata do ambiente externo pode ser difícil, embora os pais de animais de estimação sejam capazes de criar um espaço interno agradável para seu gato usando atividades de estimulação, muitas janelas, plantas amigáveis ​​aos gatos e algumas alternativas externas que discutiremos mais tarde.

A segurança do seu gato deve ser sempre a primeira prioridade Certamente existem alguns riscos sérios quando você permite que seu gato entre em casa para se aventurar ao ar livre. Abaixo, vamos dividi-los e oferecer algumas sugestões para deixar seu gato sair sem riscos.

Autor: Dr. Lucas Fernandes

Vantagens de gatos internos em comparação com gatos externos

Alguns resgates de gatos exigem que potenciais adotantes assinem um contrato para manter seus animais dentro. Vários veterinários aconselham o mesmo. Há uma razão subjacente para isso, especialmente em relação à saúde e segurança.

Gatos de interior têm uma expectativa de vida maior do que gatos de exterior, que varia de 10 a 15 anos em vez de apenas dois ou cinco anos, conforme a Medicina Veterinária da UC Davis . Isso se deve ao fato de que há muitos perigos ao ar livre aos quais os gatos podem ser submetidos, que variam em gravidade, de parasitas e doenças a automóveis ou predadores, como coiotes e carros, venenos e até vários outros animais.

Se você confinar seu animal de estimação dentro de casa, proteja-o de danos que podem ser resultado de sua presença. Além disso, você passará muito mais tempo com seu animal de estimação, o que lhe dará a chance de reconhecer quaisquer problemas de saúde mais cedo do que tarde. Os outros riscos de manter seu gato em uma gaiola incluem reduzir a chance de ele ser pego ou sequestrado por agentes de controle de animais ou pessoas.

Também ajuda a proteger os animais, pois mesmo o gato mais bem alimentado tem a tendência de perseguir pássaros, bem como outras espécies de presas que podem causar um impacto adverso na vida selvagem de sua área. Estima-se que os gatos domésticos somente nos EUA matem mais de dois bilhões de pássaros a cada ano.

Distúrbios neurológicos em gatos
Distúrbios neurológicos em gatos

Se você precisa ser convencido de que é mais seguro confinar seu animal de estimação dentro de casa, veja quanto mais riscos há do que benefícios em deixar seu gato correr solto do lado de fora:

Prós

  • Espaço e exercício para correr
  • Acesso a mais ar fresco e sol
  • Aromas interessantes e novos

Contras

  • Maior risco de doenças e ferimentos ou mesmo morte devido a animais, carros ou toxinas, parasitas e muito mais
  • Poderia matar a vida selvagem na natureza

Como deixar seu gato explorar ao ar livre – com segurança

Gatos que passam todo o tempo dentro de casa podem, no entanto, aproveitar os benefícios ao ar livre, tendo os raios de sol em uma janela. Instale a árvore felina perto da janela favorita do seu gato ou monte uma rede para dar a eles uma área adicional para relaxar e aproveitar a vida selvagem, incluindo esquilos e pássaros. Quando o tempo estiver bom (e se você tiver uma tela instalada na área), é possível abrir a janela para que eles aproveitem a brisa fresca.

Se você quiser deixar seu gato sair, certifique-se de que está fazendo isso de forma segura. Inclui:

  • Treinando seu gato para andar com coleira e arnês
  • Projetar ou comprar um “catio” (ou cercado de malha para gatos) (você encontrará muitos cercados para gatos espaçosos e seguros na internet).
  • Mantenha seu gato em dia com os medicamentos contra pulgas, carrapatos ou dirofilariose e informe ao veterinário que você o leva para passear para que ele faça os exames anuais necessários.
  • Sempre supervisione as atividades do seu gato ao ar livre, certificando-se de que ele nunca esteja na natureza.

Há um certo equilíbrio entre manter seu gato dentro de casa o tempo todo, mas expô-lo aos riscos de ser um gato ao ar livre. Com base na personalidade do seu gato, é possível que você consiga treiná-lo para fazer caminhadas ou aventuras diferentes. Ou pode haver alguém para se aconchegar no pátio junto com você e aproveitar um banho de sol.

Seja qual for a sua decisão, mantenha a segurança como prioridade. Além disso, ouça as dicas do seu gato. Alguns gatos ficarão perfeitamente contentes vivendo em um ambiente interno, enquanto outros se sentem à vontade para fazer a transição lenta para andar ao ar livre com um arnês e guia, ou andar em um pequeno espaço de grama sob a supervisão de um animal de estimação. Seja sensato e, quando houver dúvida, você deve errar para a segurança do seu animal de estimação e mantê-lo dentro de casa.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *