Como lidar com seu cão perto de pessoas com fobias de cães
Os cães são frequentemente seus animais de estimação favoritos. No entanto, mesmo que seu cão pareça calmo e sociável, há alguns no mundo que têm medo de cães. De acordo com pesquisas, um em cada três adultos que sofrem de medo relacionado a animais sofre de cinofobia. Este é o medo de cães. 1. . O que você pode fazer no caso de você e seu animal de estimação se depararem com a pessoa com quem está falando? O que você pode ajudar a fazer com que a pessoa se sinta mais à vontade com a companhia do seu animal de estimação?
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Como você deve lidar com seu cão perto de pessoas com fobia de cães?
Na maioria das vezes, a etiqueta adequada com seu animal de estimação em áreas públicas é um excelente ponto de partida quando você está decidindo o que pode fazer para ajudar seu animal de estimação perto daqueles que o temem. Há uma variedade de maneiras de ser atencioso para os donos de animais de estimação seguirem quando estiverem em público com seus animais de estimação.
Mantenha seu cão na coleira. Mesmo que seu cão seja um recall imediato (eles virão até você assim que estiverem) Se você estiver em público, é uma boa ideia ter seu animal de estimação preso e na guia. Selecione uma guia de cachorro que seja robusta, duradoura, que não seja retraível. Cães que podem vagar, sem inibição, no ponto de guia retrátil incontrolável em direção a um estranho não serão controlados adequadamente. É muito difícil controlar um cão que está em uma guia ajustável.
É porque, ao contrário do que seu nome indica, as guias retráteis não podem ser facilmente retraídas, a menos que o cão corra em direção ao portador da guia. Por causa disso, a pessoa que os manuseia pode estar puxando a guia para puxar o cão de volta, o que pode causar estresse tanto para o cão quanto para o dono, bem como para o indivíduo em direção ao qual o cão está caminhando. Se o seu cão for capaz de manter uma recordação de alta qualidade, 100% precisa, e tiver o hábito de andar livremente por aí, você pode usar guias longas que lhe darão alguma sensação de independência.
Não presuma que todos querem conhecer seu cão. Embora seu cão possa adorar conhecer todo mundo e tenha um ótimo relacionamento com humanos, nem todos (e certamente nem todos os cães) desejarão conhecê-lo.
É sempre melhor dar um passo para trás e exercitar a cautela. Esteja ciente de que outros, assim como animais de estimação, precisam de seu próprio espaço , mas não insista em uma apresentação formal a ninguém. Se alguém perguntar se você pode cumprimentar seu animal de estimação ou se o animal pode cumprimentar seu cão, é possível que seu cão o receba.
Utilize Pistas Específicas e/ou Redirecionamento. Se você encontrar alguém que esteja apreensivo sobre cães nas ruas, faça uso de comandos de obediência, ou sinais, que o cão precisa saber. Você pode instruir seu animal de estimação a se deitar e observá-lo enquanto o indivíduo passa por você. Se você tiver uma opção diferente para chegar onde está indo e no caso de seu cão estar agitado ou agitado e ainda não conhecer um bom “sentar e observar”, é possível orientar seu cão a andar na direção oposta.
Leve algumas guloseimas para treinar seu cão. Muitos treinadores de cães podem informá-lo de que é possível instruir seu cão a qualquer momento do dia, tanto na privacidade de sua casa quanto em espaços públicos. De fato, espaços públicos podem ser um ótimo lugar para ensinar seu animal de estimação. A maioria dos ambientes onde você pode usar uma deixa “sente e observe” ou “deixe” serão úteis em locais públicos barulhentos. Prepare um lanche para seu cão, bem como seu clicker , caso seu cão tenha sido treinado com clicker para recompensar e reforçar seu cão sempre que ele se comportar corretamente quando estiver em público.
Por que alguém não gostaria de conhecer seu cachorro?
É importante ter em mente que cada pessoa é única, com sua própria história. Existem inúmeras razões pelas quais alguém pode ter medo de cães. Uma pessoa que já foi atacada por um animal de estimação pode desenvolver uma reação pós-traumática. 2. . É possível que eles tenham medo daquela raça específica pela qual foram atacados, ou podem ter estendido seu medo a todos os animais, independentemente da raça.
Pessoas com autismo ou que sofrem de problemas sensoriais também provavelmente têm medo de cães. Certos cães, particularmente aqueles que estão ansiosos para estar perto de pessoas, podem se tornar bastante turbulentos, o que pode causar ansiedade para aqueles com deficiências sensoriais.
Pessoas medrosas e desconfortáveis perto de cães não causam nenhum dano a você ou ao seu cão. Manter seu cão bem comportado e calmo diante deles pode não ser capaz de eliminar seu medo, mas pode ajudá-los a se sentirem mais confortáveis para passear perto do cão ou para ter o mesmo lugar com seu animal de estimação. Tenha em mente que cabe a você garantir que seu cão se comporte com respeito e consideração por uma pessoa que tem fobia de animais.
- Cinofobia (Medo de cães) Tratamento e causas. Cleveland Clinic.
- Shalev, Arieh, Israel Liberzon e Charles Marmar. Transtorno de estresse pós-traumático . The New England Journal of Medicine . doi: 10.1056/NEJMra1612499.