Dexametasona para cães
A dexametasona pode ser descrita como um esteroide usado para tratamento humano e animal. É uma ampla gama de aplicações, mas é principalmente utilizada para reduzir a inflamação dentro do corpo. Se usada com cuidado, ajudará em muitas doenças, no entanto, deve ser tomada de maneira específica para evitar efeitos colaterais negativos adversos.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
O que a dexametasona faz?
Dexametasona é um tipo de hormônio esteroide sintético conhecido como glicocorticoides. É utilizado principalmente por seus efeitos anti-inflamatórios. Os hormônios esteroides evocam imagens de físicos que constroem músculos. Eles pertencem à categoria anabólica e constroem músculos dentro do corpo. Dexametasona, um esteroide catabólico que é usado para reduzir metabolicamente os músculos. Semelhante aos humanos, o corpo do cão é abastecido com hormônios naturais como o cortisol. A dexametasona é cerca de 25 vezes mais potente que o cortisol.
A dexametasona administrada a cães torna o corpo menos propenso a criar uma reação inflamatória reativa normal. Os corpos dos cães reagem por seu próprio processo natural de inflamação e podem resultar em reações inflamatórias moderadas, como coceira, pele irritada até anafilaxia. Sendo um esteroide, tem um efeito muito duradouro em comparação a outros medicamentos para uso veterinário, como a prednisona. Uma única dose pode durar três dias no corpo do seu cão.
Doenças/problemas que a dexametasona pode tratar
Há uma miríade de doenças que fazem uso da dexametasona para tratar ou como um tratamento adicional. Ela pode ser utilizada para tratar anafilaxia após uma picada de inseto ou reação rara à vacinação para lesão na medula espinhal ou condições mediadas pelo sistema imunológico, como anemia hemolítica que é mediada por células imunes e lúpus. Além disso, ela pode ser usada para tratar certos tipos de câncer.

O uso de esteroides tem sido usado há muito tempo para tratar distúrbios de pele onde a coceira é muito intensa para os cães suportarem sem recorrer a esfregar a pele com alta intensidade. A dexametasona ainda pode ser usada para tratar doenças de pele ou infecções de ouvido que são graves, mas geralmente é de um curto período de tempo, pois há medicamentos que visam a coceira dos cães, como o apoquel, sem efeitos colaterais sistêmicos como os esteroides.
Para tratamento, pode ser administrado por injeção, oral, ou como gotas para tratar inflamação dos olhos. A dexametasona não deve ser empregada como cura única para todas as doenças, é um componente de um programa de tratamento abrangente.
Efeitos colaterais do uso de dexametasona
Para qualquer esteroide, os efeitos colaterais mais frequentes são aumento do apetite, bem como aumento da sede e maior frequência de urina. Quando um animal de estimação estiver tomando dexametasona, certifique-se de manter a tigela cheia e faça pausas frequentes para urinar! Este pode ser um dos momentos em que seu cão está pedindo mais comida na mesa.
Embora a dexametasona tenha resultados surpreendentes, é melhor usá-la com cautela. O uso prolongado ou cronicamente ineficaz de um esteroide de ação prolongada, como a dexametasona, pode resultar em modificações metabólicas e hormonais severas. Como exercem um efeito tão forte na inflamação ao longo do tempo, podem reduzir o sistema imunológico do cão. O sistema imunológico do cão fica comprometido e pode ser mais difícil de combater até mesmo pequenas bactérias ou infecções virais.
A dexametasona também é conhecida por causar ou agravar úlceras gástricas. Não ofereça ao seu animal de estimação uma dose extra de medicamento para uso de esteroides só porque foi administrado no passado. Certifique-se de que seu cão seja examinado pelo menos mais uma vez, mesmo que tenha sido prescrito para um problema recorrente, como uma infecção de ouvido que não está bem controlada.
Se você estiver preocupado com possíveis efeitos colaterais, certifique-se de discutir as opções de medicamentos com seu médico. Existem outros medicamentos igualmente adequados para suas condições, mas com menos risco de efeitos colaterais negativos adversos sérios. Sempre informe seu veterinário sobre os medicamentos que seu cão está usando.
Certos tipos de medicamentos não devem ser administrados juntos. Como, por exemplo, Rimadyl, um dos anti-inflamatórios não esteroides mais comuns, é extremamente arriscado quando administrado com dexametasona ou outro esteroide.
Considerações antes de usar Dexametasona para cães
Dexametasona é um medicamento fantástico devido aos seus efeitos duradouros, no entanto, devido ao seu poderoso impacto em nossos corpos, os veterinários raramente o tornam sua primeira escolha nas prateleiras. Dada a lista de possíveis consequências colaterais, você consegue ter certeza de monitorar a saúde do seu cão e observar alguma delas você mesmo?
O cronograma de dosagem deste medicamento também pode diferir em comparação com outros medicamentos que você administrou ao seu animal de estimação no passado. Existe a possibilidade de você dar ao seu cão apenas uma vez por dia e/ou mais tempo com dexametasona. Além disso, uma vez que você tenha parado de tomar o medicamento, ele é seguido pelo processo de desmame gradual para garantir que o corpo do seu cão não seja afetado pela retirada abrupta do medicamento.