Linguagem corporal do cão: abanar o rabo
Aprenda a entender o que o rabo do cachorro pode estar tentando lhe transmitir.
Um gesto de abanar o rabo é um aspecto integral do abanar o rabo é uma parte da linguagem do cão que é aplicável tanto a filhotes quanto a caninos adultos. Este é um sistema complicado que inclui (principalmente) a linguagem de sinais dos cães, bem como certas vocalizações e até mesmo sinais de cheiro que são difíceis de detectar.
Alguns desses sinais são usados para definir o lugar social do seu cão dentro do grupo de membros da família. Inclui pessoas, caninos e até mesmo outros animais. Um sinal claro de um cão pode resultar em um pouco. Mesmo que não seja sério, se o ataque não for grave, pode fazer com que o cão perca a casa em que vive, ou até mesmo sua vida.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Interpretando o rabo do seu cachorro
Certos sinais chamam mais atenção e são projetados para aumentar a distância entre as pessoas. Os sinais de alerta, no entanto, são criados para aumentar a distância entre os dois. Um grunhido de alerta significa “Fique longe!” Enquanto a maioria das pessoas interpreta aquele rabo abanando como um convite para caminhar em direção a.
No entanto, os cães não “falam” de uma extremidade do corpo. Eles empregam os mesmos sinais – um aceno de cauda para significar várias coisas com base no cenário. Como exemplo, eles podem “fingir” ser agressivos usando uma variedade de grunhidos, no entanto, eles usam suas caudas e todo o corpo para indicar que é hora de se divertir .
Todos os sinais devem ser interpretados da ponta do focinho até a cauda para que você saiba o significado por trás do que seu cão está tentando transmitir. Então, você terá que considerar as outras partes dos movimentos do corpo para uma compreensão clara da posição e do movimento da cauda.
Exemplos de conversa básica de cauda
Não há uma maneira de fornecer o guia de linguagem exato para o abanar da cauda ou a posição da cauda. O corpo do cão e a sinalização da cauda podem diferir com base em como o cão foi socializado e criado. Os formatos e exibições da cauda (conformação) também podem afetar a maneira como os cães se comunicam e como falam.
Raças do norte, como os Malamutes do Alasca com caudas enroladas, sinalizam instantaneamente sua confiança e assertividade em relação a outros cães, independentemente de realmente pensarem que sim ou não. Os cães sem cauda são a única maneira de se comunicar que é cortada, e os cães podem não saber também.
Com tudo isso em mente, aqui estão algumas estratégias para determinar a mensagem que seu cão está tentando transmitir:
Relaxado
O rabo de um cão relaxado geralmente está curvado para baixo e depois para cima com um suave formato de U. O corpo parece estar relaxado também. A boca pode estar fechada ou aberta, mas a boca parecerá estar relaxada.
Confiante
Cães confiantes mantêm suas caudas altas e as movem rapidamente em círculos curvos. Quanto mais atenção ele sente no cão, maior a cauda ficará. Os cães serão altos, com a cabeça pendurada e as orelhas tensas. A boca pode estar aberta e eles podem suar de excitação.
Defensiva
Os cães que estão na defensiva também mantêm suas caudas erguidas. Frequentemente, eles estão firmemente arqueados sobre suas costas e a cauda de suas caudas se sacudindo para frente e para trás. Isso sinaliza que um cão se sente em risco e pode reagir exibindo agressividade se sentir que a ameaça não é interrompida.
Uma cauda dura e aguda pode sinalizar que há uma ameaça. Os cães podem ou não exibir agressividade , expressões vocais ou faciais como dentes à mostra ou rosnados, grunhidos . Cães que são defensivos podem usar sinais extremamente sutis — ou nenhum aviso, antes de roer, particularmente no caso em que o cão foi ensinado a não rosnar quando ocorre um aviso.
Se os sinais parecerem direcionados a você, deixe o cão no espaço. Se você notar que seu cão está na defensiva ou violentamente na direção de outro indivíduo ou animal, tire-o da cena o mais rápido possível.

Temer
Uma cauda que é segurada com a cauda em uma posição mais baixa normalmente significa medo de submissão. Os sinais podem incluir encolhimento, bem como abanar a cauda larga, solta e arqueada para baixo, que geralmente inclui abanar o quadril também. As orelhas tendem a ser planas, e os cães podem estar lambendo o lábio ou sorrindo . Os cães que temem ser assustados tendem a ficar longe do contato visual com a fonte do medo.
Inserir o rabo entre as pernas equivale a cobrir o rosto, pois esconde os órgãos genitais e bloqueia o comportamento de cheirar, que ajuda a identificar o cão para outros cães.
Os cães que temem você podem morder caso não consigam evitar a circunstância aterrorizante. Procure por pelos com penugem nas costas (pêlos) e então um lampejo de dentes sem ou com rosnados. Encontre uma maneira de se livrar da fonte do medo ou afaste seu animal de estimação da situação aterrorizante.
A direção da cauda importa?
Um artigo de estudo publicado incluído na edição de 20 de março de 2007 da Current Biology por Giorgio Vallortigara, um neurocientista da Universidade de Trieste na Itália, juntamente com dois veterinários Angelo Quaranta e Marcello Siniscalchi da Universidade de Bari, também localizada na Itália, que sugere que abanar o rabo também é uma significação. A pesquisa implica que quando os cães estão se sentindo positivos em relação à sua presença, eles abanam o rabo mais para a direita, no entanto, emoções negativas desencadeiam um aumento no abanar do rabo para a esquerda.
Ainda há muito a descobrir sobre a direção das caudas em cães, e o significado por trás disso. Verifique a direção da cauda do seu cão e observe se há uma melhora.
Aprenda a linguagem Dog Tail para segurança
Aprenda, especialmente você e seus filhos , sobre o significado numeroso dos sorrisos do seu cão. Na maioria das vezes, o cão informará claramente que está querendo acariciá-lo, está nervoso ou está dizendo às pessoas (ou algo) para ficarem longe. Os humanos estão em desvantagem quando não estão cientes ou não dão consideração suficiente. Lembre-se sempre de que é sempre mais seguro estar seguro do que cometer um erro. Caso tenha dúvidas, coloque o cão no chão. Vocês dois desfrutarão de um dia mais feliz.