Meu gato pode pegar meu resfriado?
O que fazer se seu gato estiver resfriado
Se você está com gripe, pode estar se perguntando se seu gato também pode pegar esse vírus. Embora os gatos possam estar doentes com vírus que causam sintomas semelhantes aos resfriados humanos, é improvável que eles peguem o vírus do resfriado. Mas, uma variedade de doenças respiratórias superiores comuns podem ser encontradas em felinos e requerem atenção veterinária. Isso é o que você deve fazer se achar que seu gato está sofrendo de um resfriado ou outra condição respiratória.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Seu gato pode pegar um resfriado?
Os gatos não são capazes de contrair o resfriado comum como os humanos. No entanto, eles são suscetíveis a contrair várias doenças respiratórias. O gato não pode pegar um resfriado de você, já que a maioria dos vírus relacionados ao resfriado são exclusivos dos seres humanos.
Se as pessoas “pegam” resfriados, elas são infectadas com vírus que produzem sintomas de doenças respiratórias superiores. Elas podem sentir tosse, dor de garganta, coriza e dor de cabeça por congestão, bem como dor no corpo. Comumente, os vírus responsáveis por resfriados entre as pessoas são o vírus sincicial respiratório (VSR), o vírus da parainfluenza humana, alguns coronavírus e adenovírus humanos e o metapneumovírus em humanos. 1
Os vírus do resfriado podem ser transmitidos por meio de contatos entre pessoas, e é por isso que não há tratamento. O tratamento envolve suporte, como dormir o suficiente e beber muitos líquidos, e o sistema imunológico se defende contra a doença. A maioria das pessoas se cura de resfriados em 7 a 10 dias. O risco de pegar resfriados é maior para pessoas com sistema imunológico fraco ou problemas respiratórios, como asma. 1
Embora seu gato provavelmente não consiga contrair o vírus que causa resfriados, há muitas outras doenças que ele pode contrair de outras pessoas ou animais de estimação. Se você estiver doente, é melhor lavar bem as mãos ao tocar em seu animal de estimação.
Aviso
Existem doenças respiratórias que podem ser transmitidas ao seu animal de estimação. O vírus da gripe A pode ser transmitido entre gatos e pessoas, 2 e os gatos podem contrair o SARS-CoV-2 (o vírus responsável pela COVID-19) pelo contato com indivíduos infectados. 3
Se você estiver doente de uma dessas doenças É recomendado ficar longe do seu gato e deixar outra pessoa que não esteja infectada cuidar do gato até que você se sinta melhor. Na maioria das vezes, a doença foi leve em animais domésticos que foram afetados pela COVID-19 ou gripe.
Como os gatos pegam resfriados?
O termo “resfriados” em gatos são doenças respiratórias superiores que às vezes são abreviadas para ITUs por causa da parte do trato respiratório que elas normalmente atingem. ITUs podem ser causadas por bactérias, vírus ou fungos. A disseminação de ITUs é fácil entre gatos, particularmente durante áreas estressantes e lotadas, como abrigos para animais. Gatos em casa também podem pegar resfriados após serem expostos a patógenos por contaminação de pessoas, itens e outros animais de estimação.
O vírus mais prevalente mais comumente encontrado em gatos é o herpesvírus felino (não idêntico ao herpesvírus humano), bem como o calicivírus felino que causa cerca de 90% das infecções respiratórias entre felinos. 4 Gatos que sofrem de herpesvírus felino tendem a ser diagnosticados quando filhotes. quando são infectados, eles carregam o vírus por toda a vida. No caso de serem saudáveis e não estarem sob estresse, o sistema imunológico regula o vírus e impede que os sintomas surjam.
Quando estão estressados ou quando seu sistema imunológico falha e são suscetíveis a casos repetidos de doença. O gato infectado com herpesvírus felino pode desfrutar de vidas normais e felizes. No entanto, pode causar a morte em filhotes. 4 Seu veterinário falará com você sobre as opções de tratamento de longo prazo para seu gato que sofre de herpesvírus felino.
A maioria das infecções bacterianas são devidas a Bordetella bronchiseptica e outras espécies de Mycoplasma, bem como Chlamydia felis. Estas são responsáveis por uma grande parte das URIs restantes entre os gatos.4
Infecções fúngicas são causadas por Cryptococcus neoformans, C. Gattii e Aspergillus. Em gatos, doenças fúngicas são bastante graves, ocasionalmente fatais, e não afetam apenas o trato respiratório da parte superior. 5 Felizmente, a infecção fúngica é uma causa incomum de sintomas associados ao trato respiratório superior para gatos.
Quais são os sintomas de resfriados em gatos?
Os sintomas de infecções respiratórias superiores em gatos geralmente consistem em:
- Espirros
- Secreção nasal Amarelo claro, verde ou transparente
- Inflamação nas pálpebras e no tecido ao redor dos olhos (conjuntivite)
- Tosse
- Feridas no nariz ao redor da área nasal
- Congestionamento
- Ronco
- Perda de apetite
- Febre
- A voz muda. Ela fica alta quando você mia.
Peça ajuda ao seu veterinário se você observar qualquer um dos seguintes sintomas. Leve seu gato ao veterinário imediatamente quando notar:
- Respiração pela boca, respiração rápida ou problemas respiratórios
- O gato que você adotou não bebe nem come há mais de um dia
- A sensação de sonolência, fadiga ou alterações no comportamento
- Febre que exceda 103°F (se você puder testar a temperatura do seu gato em casa)
Como são tratados os resfriados em gatos?
O tratamento do resfriado do seu gato depende da gravidade do resfriado e das suas causas.
Infecções fúngicas e bacterianas precisam de tratamentos para eliminar as infecções. Às vezes, longos cursos de medicamentos são necessários, especificamente para tratar infecções fúngicas. 4

As infecções virais não precisam ser tratadas com medicamentos, a menos que se tornem graves ou causem infecções secundárias com bactérias. Os gatos geralmente se recuperam de infecção respiratória superior viral dentro de 7 a 10 dias.
Gatos que sofrem de infecções respiratórias superiores graves podem precisar ser internados em um hospital para receber suporte e tratamento.
Tratamento em casa
Se o seu veterinário diagnosticar a presença de uma ITU viral leve a moderada, você poderá frequentemente fornecer suporte ao seu gato no conforto de casa até o momento da recuperação. 4
- Certifique-se de que seu gato esteja bem alimentado e beba bastante água.
- Dê ao seu gato alimentos enlatados com cheiro forte para ele se ele não estiver a fim de comer. Os URIs podem afetar a capacidade do seu gato de detectar cheiros de comida e quanto mais azedo, mais atraente.
- Seu gato deve ser mantido longe dos outros gatos da família.
- Seu gato deve ser mantido em um espaço calmo e silencioso.
- Se a congestão do seu gato for um problema, use um umidificador ou coloque-o dentro de um banheiro, com o chuveiro ligado até que o ambiente fique com vapor para aliviar a congestão (não deixe seu animal de estimação entrar no banheiro nem deixá-lo se molhar).
Se seu gato não parece estar melhorando depois de alguns dias, é o momento certo para retornar ao veterinário. O gato pode precisar ser internado em um hospital ou receber mais atenção para curar a doença.
Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele inspecionou a saúde do seu animal de estimação, está ciente do histórico de saúde do seu animal de estimação e é capaz de fornecer as melhores sugestões para ele.
- CDC. Resfriados comuns: proteja-se e proteja os outros .
- Borland S, Gracieux P, Jones M, Mallet F, Yugueros-Marcos J. Infecção pelo vírus influenza A em cães e gatos: uma revisão da literatura à luz do conceito de “saúde única”. Front Public Health . 2020;8:83.
- Munir K. Ashraf, Munir I, et as. Eventos zoonóticos e zoonóticos reversos associados ao SARS-CoV-2 e seu efeito na saúde em todo o mundo . Emerg Microbes Infect . 2020;9(1):2222-2235.
- Parceiro Veterinário. Infecção Respiratória Superior em Gatos .
- Taboada, J. Infecções fúngicas em gatos . Manual veterinário Merck.