Fato ou ficção: animais de estimação podem ter depressão sazonal?

Fato ou ficção: animais de estimação podem ter depressão sazonal?
Fato ou ficção: animais de estimação podem ter depressão sazonal?

Fato ou ficção: animais de estimação podem ter depressão sazonal?

Todos nós já ouvimos falar sobre transtorno afetivo sazonal, muitas vezes chamado de “tristeza de inverno”. E se essa doença afetasse animais de estimação como cães e gatos, além de outros animais? Talvez você tenha notado a mudança de comportamento do seu animal de estimação quando está mais frio. Há animais de estimação que sofrem de sintomas depressivos durante os meses de inverno, no entanto, a razão precisa para isso nem sempre é aparente.

Autor: Dr. Lucas Fernandes

Animais de estimação podem ter transtorno afetivo sazonal?

Não é fácil porque é desafiador identificar em animais. Para humanos, o termo “transtorno afetivo sazonal (TAS)” é uma forma de depressão que é caracterizada por dias curtos e menos exposição à luz solar durante o inverno. Os sintomas do TAS podem incluir ansiedade, depressão, bem como fadiga, problemas de sono (tipicamente sono excessivo), bem como desejos por alimentos reconfortantes e carboidratos. 1

sinais de mudança comportamental em seu animal de estimação durante as estações de inverno e outono que podem sugerir TAS, no entanto, não há nenhuma prova científica que sugira que TAS é uma doença real em animais. Isso não significa que os animais de estimação que amamos não tenham nenhuma forma de depressão sazonal. Na verdade, sabemos que tanto gatos quanto caninos são suscetíveis à depressão. Além disso, sabemos que as mudanças de estação no corpo podem afetar os animais. Isso inclui mudanças no pelo, no sono e no apetite. 2 Essas modificações podem, teoricamente, causar depressão nos animais de estimação de alguns.

Se você está sofrendo de SAD e está percebendo que seu animal de estimação está deprimido e abatido Pode ser porque o animal está reagindo à maneira como você . Há ampla evidência que pode mostrar que os cães são capazes de sentir nossos humores 3. e, ao contrário da crença comum, que os gatos também são capazes de sentir nossas emoções. 4 Então é possível que seu animal de estimação esteja ouvindo suas emoções e, talvez, “captando” suas emoções.

Sinais de depressão sazonal em animais de estimação

Seus animais de estimação sofrem de tristeza de inverno? Embora não possamos perguntar sobre como nossos animais de estimação pensam, podemos dar uma olhada em suas ações e tirar algumas conclusões. Fique atento a estes sinais:

  • A fadiga ou falta de energia
  • Dormir demais
  • O apetite muda (normalmente mais apetite, mas animais que sofrem de depressão podem sentir menos fome)
  • Uma diminuição no interesse em exercícios, bem como em brinquedos e jogos
  • Abster-se ou esconder-se da família
  • Apego/carência

Esses sinais podem estar relacionados a uma doença subjacente. Entre em contato com seu veterinário caso veja esses sintomas ou quaisquer outros comportamentos anormais. Se não houver uma doença, o veterinário oferecerá assistência para ajudar seu animal de estimação. Em certos casos, seu animal de estimação pode se beneficiar de medicamentos ou outros suplementos.

Como ajudar seu animal de estimação com depressão sazonal

Há muitas ações que você pode realizar em casa que ajudarão seu animal de estimação a passar pelos dias frios de inverno. É possível que seja benéfico ajudar seu animal de estimação a ajudar seu bem-estar mental.

Como resolver a agressão entre gatos domésticos
Como resolver a agressão entre gatos domésticos

Para tratar SAD em humanos Especialistas em saúde mental geralmente sugerem terapia de luz, terapia de conversação, exposição ao ar livre, antidepressivos e vitaminas D. No entanto, nenhum dos tratamentos pode ser aplicável a animais. Por um lado, as vitaminas D podem ser prejudiciais para cães e gatos e não devem ser tomadas sob a supervisão de um veterinário. Terapia de conversação… é uma boa ideia desejarmos que os animais de estimação que amamos pudessem falar! No caso de uma doença grave, seu veterinário pode aconselhá-lo a tomar um antidepressivo para seu animal de estimação, mas há muitas maneiras de começar.

Exposição à luz e ao ar livre

Não há necessidade de um dispositivo de iluminação específico. Apenas tente trazer o máximo de luz natural possível para sua casa. Levante as persianas e cortinas antes do amanhecer. Faça alguns passeios rápidos (se o tempo permitir) durante o dia. Deixe seu animal de estimação relaxar no parapeito de uma janela, em uma varanda com tela ou do lado de fora (supervisionado por uma pessoa responsável, naturalmente).

Enriquecimento Ambiental

Há muitas maneiras de melhorar a experiência do seu animal de estimação, tornando-a mais agradável e fascinante. Todas elas podem melhorar a saúde geral do seu animal de estimação ao longo do ano. Seu objetivo é criar condições que permitam que seu animal de estimação participe com ações instintivas.

Você pode tornar a vida do seu gato mais agradável dando a ele a oportunidade de exercitar suas habilidades de caça, bem como explorar a área vertical. Considere instalar prateleiras para seu gato e passarelas mais altas quando puder. Você também pode encontrar gatos que brincam com brinquedos interativos, como quebra-cabeças de comida e vários jogos relacionados a gatos , que ajudarão seu gato a experimentar a emoção de um caçador.

Também é possível melhorar a qualidade de vida do seu cão, em particular, fornecendo quebra-cabeças relacionados à comida, bem como brinquedos para cães . Um Kong simples e cheio de lanches é uma ótima maneira de fornecer entretenimento estimulante. Ao caminhar, você deve ter certeza de dar ao seu animal de estimação tempo suficiente para explorar e cheirar .

Ligação

É crucial passar um bom tempo com seu cão, e você se beneficiará da energia positiva de ambos.

Os cães geralmente ficam felizes em passar tempo com seus donos e demonstram sua afeição expressando seu amor de várias maneiras. Crie um vínculo forte começando no começo para estabelecer confiança e esteja ciente das maneiras únicas que seu cão usa para falar .

Há uma miríade de métodos que você pode demonstrar ao seu gato, apenas tocando-o, para o treinamento . Há uma variedade de maneiras que seu gato pode mostrar a você o quanto ele é parte da sua família .

Fontes do artigo

  1. Depressão sazonal (Transtorno afetivo sazonal) . Cleveland Clinic.
  2. Fisiológico sazonal que torna o futuro parte do passado. Current Opinion in Physiology . 2018;5:1-8.
  3. Albuquerque N Guo K, Wilkinson A, Savalli C, Otta E, Mills D. Os cães são capazes de reconhecer emoções humanas e caninas . Biology Letters . 2016;12(1):20150883.
  4. Quaranta A, d’Ingeo S, Amoruso R, Siniscalchi M. Reconhecimento de emoções em gatos . Animais (Basileia) . 2020;10(7):1107.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *