Conjuntivite em gatos
Causas, tratamento e prevenção
Conjuntivite é um problema ocular típico para gatos. Existem dois tipos de conjuntivite, bem como uma variedade de fatores que causam o problema ocular . Os donos do animal de estimação devem estar familiarizados com os sintomas da conjuntivite para que possam garantir que seu animal de estimação esteja confortável, bem como para impedir a propagação dela .
Autor: Dr. Lucas Fernandes
O que é conjuntivite?
Às vezes chamada de conjuntivite, é um problema que pode afetar o olho do gato. A conjuntivite pode causar inflamação no tecido rosa ao redor do olho, conhecido como conjuntiva. Pode afetar um ou ambos os olhos simultaneamente.
Existem dois tipos de conjuntivite entre os gatos, a não infecciosa e a infecciosa. Os dois tipos de conjuntivite exibem sintomas idênticos, porém diferem na forma como são causados. 1
Sintomas de conjuntivite em gatos
Sintomas
- O inchaço e a vermelhidão aumentam ao redor dos olhos
- Olhos dormentes ou fechados
- Piscar excessivo
- Secreção ocular amarela ou branca
- Lacrimejamento excessivo
- O animal está esfregando o olho
- Espirros (apenas tipo infeccioso de conjuntivite)
Vermelhidão e inchaço
A indicação mais óbvia de conjuntivite é se houver um aumento na quantidade de rosa ou vermelho que a parte do olho parece. Se um gato sofre de conjuntivite, a área ao redor do olho fica inflamada e então incha.
Estrabismo e piscar excessivo
O resultado é desconforto e irritação, então os olhos ficam fechados ou o gato pode piscar ou apertar os olhos com frequência por causa disso.
Descarga e irrigação
Ocasionalmente, o olho pode ficar inchado ou apresentar secreção devido à conjuntivite, o que pode deixá-lo seco ou com aparência suja.
Esfregar ou Patear
Como um gato com conjuntivite sente muito desconforto, ele frequentemente coça os olhos nos móveis ou no carpete ou os esfrega com as patas para ter a chance de se aliviar.
Espirros
A conjuntivite infecciosa causada por um vírus pode causar muitos sinais respiratórios, como tosse .
O que causa conjuntivite em gatos?
As causas da conjuntivite são o que decide se é uma infecção ou uma forma não infecciosa de conjuntivite.
Vírus
Se a causa da conjuntivite for uma infecção, ela é considerada uma forma infecciosa de. O tipo mais conhecido de vírus que pode desencadear conjuntivite é o herpesvírus felino tipo 1, às vezes chamado de rinotraqueíte felina (FVR) . 3.
Bactérias
Conjuntivite com uma infecção de outro tipo pode ser causada por infecções bacterianas. Bactérias estafilococos, clamidófilas e estreptococos podem causar infecções oculares em gatos. de gatos. Eles podem causar conjuntivite, bem como outros problemas. 1 Essas formas de infecção são transmissíveis de gato para gato.
Irritantes ambientais
Fumaça, poeira, mofo e purificadores de ar de baixa qualidade, bem como outros em casa que podem desencadear irritação nos olhos podem resultar em conjuntivite. 3 Até mesmo xampu de animais de estimação e poeira que entram nos olhos do gato podem causar conjuntivite devido à irritação que pode ser. Os fatores acima podem resultar na forma não infecciosa de conjuntivite.

Como os veterinários diagnosticam a conjuntivite em gatos?
Um veterinário realizará um exame físico completo para determinar se o gato sofre de conjuntivite. Às vezes, a conjuntivite pode se desenvolver junto com outras condições, incluindo doenças respiratórias e problemas oculares. 4
Oftalmoscópios podem ser utilizados para uma imagem mais detalhada do olho de um gato e uma variedade de testes pode exigir a realização para verificar problemas oculares adicionais que podem estar ligados à conjuntivite. Colorações oculares específicas para os olhos e testes de lágrimas são frequentemente empregados.
Como tratar a conjuntivite
A condição em si é tratada usando colírios especiais para o olho, no entanto, a razão por trás da inflamação pode precisar de outras opções de tratamento. Esteroides, suplementos para impulsionar seu sistema imunológico ou antibióticos, anti-inflamatórios e vários outros medicamentos podem ser sugeridos com base na causa da conjuntivite. Um pano úmido e quente também pode aliviar alguma irritação e remover a infecção ocular.
Prognóstico para gatos que sofrem de conjuntivite
Se seu gato foi diagnosticado com o tipo de infecção de conjuntivite permanecer infectado com o vírus no sistema. É apenas um sinal de que seu gato estará em risco de sofrer recaídas.
Se o seu gato sofre de qualquer forma de conjuntivite e a condição não foi tratada ou não desapareceu por si só, isso pode resultar em vários problemas futuros, como lesões nos olhos e possibilidade de cegueira.
Como prevenir a conjuntivite
Manter seu gato em uma área bem cuidada pode ajudar na prevenção de formas não infecciosas de conjuntivite. Há um desafio maior para evitar a forma infecciosa de conjuntivite. No entanto, há ações que você pode seguir, especialmente se você vive em uma casa inteira de gatos:
- Certifique-se de que os gatos infectados sejam mantidos longe de gatos de outras espécies para limitar o risco de propagação da conjuntivite infecciosa.
- Forneça aos gatos expostos suplementos que estimulem o sistema imunológico e que possam ajudar a aumentar sua imunidade.
- Além disso, é recomendável lavar bem as mãos após manusear um gato doente, independentemente de haver apenas um gato na casa.
A conjuntivite é contagiosa para humanos?
O tipo não infeccioso ou infeccioso de conjuntivite pode ser transmitido a seres humanos. Mas, humanos podem transmitir conjuntivite que é infecciosa a outros gatos simplesmente tocando na área afetada. Se alguém tem um com conjuntivite óbvia ou herpesvírus tipo 1, é recomendado que lave as mãos antes de tocar em outro animal de estimação, mesmo que não tenha certeza se o gato que você tocou tem uma forma infecciosa de conjuntivite. É sempre mais seguro evitar não estar seguro e minimizar a exposição do seu gato a infecções e bactérias o tempo todo.
Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, fale com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico médico e pode fornecer as sugestões mais adequadas para seu animal de estimação.
- Conjuntivite em gatos . Hospitais VCA.
- Conjuntivite . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
- Conjuntivite . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
- Infecções respiratórias . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.