Como disciplinar seu gato da maneira certa
O que fazer e o que não fazer para mudar o comportamento do seu gato.
Os gatos podem ser vistos por sua habilidade de subir em balcões , mastigar fios e arranhar coisas que não foram projetadas para arranhar. É possível alterar o comportamento de um gato recompensando-o por comportamento positivo e repreendendo-o por comportamento inaceitável. Mas, como você não quer arruinar o relacionamento do seu gato ou ferir os sentimentos dele, é crucial entender os métodos adequados para controlar um gato.
Estas são as coisas essenciais e não essenciais para treinar seu gato da maneira correta.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Não compare seu gato a um cachorro
Os gatos não são tão parecidos com os cães, e não se deve esperar que eles se comportem como cães ou se comportem da mesma forma que os cães. Eles também são mais inteligentes do que as pessoas acreditam e têm uma excelente memória. Dizem que os gatos têm memória de curto prazo e de longo prazo, o que significa que eles podem ser treinados. Mas isso significa que eles têm uma noção do que podem fazer com frequência. Não confunda isso com um sinal de ressentimento, pois o gato está apenas aderindo aos seus padrões de comportamento estabelecidos.
Use reforço positivo
Assim como os humanos, os animais respondem bem quando recebem reforço positivo. Portanto, os gatos são mais propensos a se lembrar quando recebem algo de que gostam. A maioria dos gatos adora brincadeiras, atenção ou comida, ou até mesmo os três. Escolha uma recompensa que possa ser usada para fazer seu gato fazer o que você gostaria que ele fizesse e ofereça a ele alguma forma de reforço que seja positiva.
Se for possível Você pode recompensar seu gato com o item que você escolheu somente quando estiver praticando para essa característica específica. Garantir que o item seja reservado como uma recompensa para o treinamento pode aumentar o valor da recompensa e torná-la mais atraente para seu animal de estimação. Considere lanches de alto valor como atum, comida úmida que pode ser lambida e brinquedos de catnip.
Não repreenda fisicamente seu gato
Não discipline seu gato batendo nele, assustando-o, puxando-o pelo pescoço ou usando outras formas ameaçadoras. O mais importante a ter em mente é que você nunca deve punir fisicamente seu gato. Não é uma boa ideia bater, bater no chão, chutar ou machucar o gato de forma deliberada. A ideia de ensinar algo a um gato por métodos físicos não funciona e pode resultar em comportamentos mais destrutivos e até agressivos.
Forneça alternativas para o mau comportamento
Dê alternativas para que seu gato possa encontrar uma saída para expressar o comportamento que está tentando expressar. Se, por exemplo, o animal de estimação “surfar no balcão”, ele pode gostar de ter um lugar alto. Ofereça um poleiro ou um colchão de peitoril de janela que tenha aproximadamente a mesma altura do balcão. Em seguida, ofereça uma recompensa ao seu gato cada vez que ele sentar no poleiro. Se o seu gato correr para a torneira sempre que a água estiver aberta, ele pode precisar beber água corrente. Então, pense em comprar um bebedouro .
Não esfregue o seu gato
Nunca bata no seu gato . A prática não é mais recomendada para transporte ou contenção de gatos adultos. Se você causar desconforto, aumentará a gravidade do problema. Também há a possibilidade de que o aparente alívio do estresse para gatos que estão se contorcendo seja, na verdade, medo e paralisia.
Outra opção para não agarrar o cangote do seu gato é colocá-lo em um cobertor e então pegá-lo dentro do cobertor. Isso manterá você e seu gato seguros e permitirá que você transporte seu gato com segurança sem estressá-lo ou causar danos físicos.
Use Feromônios
Certos feromônios são aplicados a um objeto ou difundidos no espaço que você não quer que seu gato arranhe. Os feromônios (como Feliway ) deixam seu gato saber que eles já “marcaram” a área e não são obrigados a marcá-la mais uma vez. Os gatos geralmente marcam seu território arranhando. Oferecer arranhadores com área para eles arranharem e, em seguida, oferecer guloseimas ou outras recompensas dentro do arranhador pode ajudar a impedir arranhões indesejados.
Não faça barulho alto
A melhor coisa a evitar é usar borrifadores ou recipientes barulhentos para repreender ou dissuadir seu gato. É provável que o gato comece a ser cauteloso com você sempre que você estiver presente e continue a exibir o mesmo mau comportamento mesmo quando você não estiver por perto. A única coisa que você aprendeu com seu gato é que ele deve ter medo de você.
Use fita dupla face ou papel alumínio
Fita dupla face ou papel alumínio são boas opções para lugares onde você não gostaria que seu gato arranhasse ou sentasse. Use massa de museu para prender pedaços de papel alumínio que foram amassados na borda de um balcão ou armário em áreas onde os gatos pulam ou prenda linhas de fita sobre a superfície do seu sofá em que seu gato arranhou o sofá.
Certifique-se de fornecer ao seu gato opções alternativas que sejam positivas, por exemplo, um arranhador próximo ou um móvel para gatos que dê ao seu animal de estimação a oportunidade de subir ou empoleirar-se.
Não se envolva com um gato agressivo
Não responda com força a um gato que esteja agindo agressivamente. Isso pode causar mais agressividade ao gato e deixar claro que seu gato é cauteloso com a pessoa que você é. Evite escolher um gato que demonstra agressividade, pois isso pode desencadear agressividade.
A opção mais segura e protegida é se retirar do cômodo por um curto período de tempo e, se seu gato estiver tranquilo quando você retornar, você pode recompensá-lo com um petisco. Os gatos que demonstram agressividade geralmente estão ansiosos ou preocupados com alguma coisa. Portanto, é crucial detectar quaisquer problemas potenciais quando um gato está sendo agressivo com outras pessoas ou animais.
Use sprays de ar ativados por movimento
Instale esses dispositivos em lugares que você não quer que seu gato tenha acesso. Se seu gato chegar perto, o dispositivo dispersará o ar e geralmente desencorajará o gato de se aproximar. Outro método que pode ser usado em balcões na cozinha e outros lugares nos quais você não quer que seu gato pule ou corra.

Para que um dissuasor como um spray funcione, ele deve ser aplicado em todas as ocasiões em que seu gato se envolver no comportamento. Em primeiro lugar, seu gato associará o comportamento negativo ao objeto ou contraponto, não à pessoa que o está fazendo, e em segundo lugar, o dissuasor está no lugar durante todo o dia, mesmo quando você está presente.
Não grite
Uma voz alta, gritos e berros com seu gato não ajudarão na disciplina. Você pode fazê-lo sentir-se ansioso, assustado ou ansioso, particularmente devido à sua audição sensível. É provável que ele não consiga compreender por que você está sendo tão barulhento de uma vez e, portanto, não terá sucesso em mudar comportamentos.
Diga alguma coisa
Faça seu gato começar dizendo o som de um “ai” ou outra palavra para interromper qualquer comportamento errático ou agressivo. Depois disso, afaste-se do seu gato. Entre em um cômodo e feche a porta. Isso vai ensiná-lo que um comportamento temperamental é hora de brincar ou os abraços acabam.
Não esfregue o nariz do seu gato em um acidente
Fazer uma massagem no nariz do seu gato na área em que ele fez xixi ou cocô não é a melhor coisa a fazer. O gato está assustado, e ele não tem certeza do motivo pelo qual você está fazendo isso com ele e não é uma solução para o problema.
Gatos que vão ao banheiro longe da caixa de areia podem ser um sinal de ansiedade ou estresse. Pode ser porque eles não estão com boa saúde e têm uma doença que precisa ser tratada por um veterinário, ou pode ser devido ao fato de que a caixa de areia que eles usam está poluída ou muito sem cheiro. Se você tem vários gatos em casa, certifique-se de que haja muitas caixas de areia para cada gato e certifique-se de retirá-las diariamente.
Se você não conseguir descobrir o motivo pelo qual o comportamento do seu gato faz com que ele não use a caixa de areia, converse com seu veterinário.
Incentive e treine o bom comportamento
Há uma boa chance de que métodos usados para treinar cães, como o treinamento com clicker de reforço positivo , também sejam eficazes com raças de gatos! Recompensas por comportamento positivo por meio de guloseimas, brinquedos ou brincadeiras dão ao seu animal de estimação as vibrações positivas que ele precisa para manter o comportamento e também aumentam a conexão que você compartilha com seu animal de estimação.
Quando puder, ofereça guloseimas, bem como elogios e a atenção do seu gato sempre que ele estiver sendo gentil. Se você vê-lo deitado perto de algo que ele gosta de mastigar, elogie-o. Se você observar que ele arranha o poste de arranhar em vez do sofá, elogie-o. Seu gato logo aprenderá o que constitui comportamentos bons e inaceitáveis.
Também é um bom tipo de reforço para ajudar seu gato a aprender truques como apertar mãos, rolar e ficar de pé. Os truques não são apenas para cães! Muitos felinos apreciam o interesse adicional e os benefícios de realizar truques fáceis junto com seus humanos.
Descartar problemas médicos
Um problema médico pode fazer com que seu gato apresente comportamento perturbador. Se seu gato estiver subitamente exibindo comportamento perturbador, é uma boa ideia marcar uma consulta com seu veterinário. Isso inclui:
- Um gato tímido ou agressivo que antes era brincalhão
- Utilizando de forma inadequada em casa
- O gato estava brigando com os outros animais de estimação da casa, mas ele conseguiu se entender antes
- agindo de uma maneira que parece “estranha”
Existe a possibilidade de que, além de ser agressivo ou difícil de lidar, seu gato sofra de uma doença que não está sendo diagnosticada ou enfermidade.