Por que os cães chutam depois de fazer cocô?
Os caninos exibem uma variedade de ações que parecem estranhas para um humano realizá-las, mas são comuns no mundo dos cães. Os chutes nas patas traseiras após o cocô estão entre essas ações que parecem não ter razão. No entanto, quando você olha para os fatos, há uma razão pela qual seu cão pode fazer isso.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Marcando Território
As glândulas odoríferas dos cães estão localizadas na sola dos pés e são usadas para definir seus territórios. Os cães domésticos não são obrigados a ter as glândulas, no entanto, seus antecessores as utilizavam para marcar seus territórios.
As glândulas que produzem odores contêm produtos químicos invisíveis que marcam fragrâncias, conhecidos como feromônios. Eles são o cartão de identificação do cão, ou cartão de visita. A urina, assim como as secreções da glândula anal , também contêm feromônios. Eles podem ser usados como marcadores de território. Os cães também sentirão cheiros quando um cão for chutado neles, embora nós, humanos, não possamos senti-los, e eles reconhecerão que a urina pertence ao outro cão.
Pode ser usado para avisar donos de cães que são territoriais ou como um sinal para indicar que um cão está bem disposto a ser um companheiro. É possível que você observe seu cão fazendo isso depois de cheirar a urina ou cocô de outro animal. Isso pode ser uma tentativa de bloquear os cheiros de outro cão usando seus próprios cheiros.
Chutar é uma forma inata de comunicação dos cães e pode ser um sinal de afeição, mesmo que isso não seja necessário em um animal domesticado, então não é algo com que se preocupar.
Os cães que são dominantes tendem a chutar mais violentamente quando fazem cocô. Se você está em uma família com vários cães, é possível que alguns cães não estejam chutando, enquanto outros exibem muita energia.

Enterrar ou espalhar resíduos
Um motivo diferente para seu animal de estimação estar tremendo os pés ao fazer cocô pode ser devido à tentativa de despejar seus dejetos. O comportamento é tipicamente visto em gatos, no entanto, os animais de estimação também podem tentar desenterrar seus dejetos.
É importante notar que enterrar os dejetos não acontece como uma forma de um cão esconder algo, é mais para ajudar a dispersar o cheiro do cocô. Chutar a terra e enterrá-la em um recipiente atrai o foco para o cheiro das fezes, portanto, é outro método que o cão pode usar para marcar seu território depois de ter feito cocô.
Em casos raros, é possível que um cão tente enterrar suas fezes quando está com medo e quer esconder sua existência, mas isso acontece com mais frequência em cães selvagens.
Limpando Patas
Os cães não gostam de ficar com as patas sujas. Então, se eles encontrarem algo nelas enquanto defecam, eles podem estar tentando lavar as patas. Os cães não gostam da sensação de sujeira ou outros detritos nas patas. Eles só querem limpar a sujeira. É semelhante a como eles esfregam o rosto no chão quando sentem que há algo grudado nele.
Embora o chute possa ser uma indicação de desconforto ou até mesmo uma tentativa de remover algo das patas, se ocorrer após o cocô, é provável que haja algum dos outros dois fatores mencionados anteriormente.
Você consegue impedir que seu cachorro chute depois de fazer cocô?
Embora seu cão possa ter boas intenções quando chuta após vomitar, muitos donos de cães não gostam dos danos que o ato causa em seus gramados. Se for possível, é possível chutar seu cão, as exibições não devem ser temidas, pois são normais e naturais.
Existem algumas estratégias de gerenciamento que você pode empregar, mas você deve ter cuidado para minimizar os danos que isso pode causar ao seu gramado.
Deixar seu cachorro andar na coleira fora de casa é o método mais eficaz para garantir que sua paisagem esteja protegida. Isso permitirá que seu cachorro consiga chutar quando fizer cocô, mas como está na rua ou em um espaço para animais de estimação, você não ficará irritado se sua grama estiver danificada.
Uma opção diferente é treinar o cão ou restringi-lo ao uso de um determinado espaço, como um parque para cães. Crie um espaço onde seu animal de estimação possa fazer xixi e, em vez de grama bonita, coloque pedras de rio, seixos ou até mesmo cobertura morta para garantir que seu cão não faça mal. Seu cão terá o melhor desempenho e você não precisa se preocupar com isso.
A tentativa de parar esse hábito com um grito para seu cão quando ele fez cocô pode resultar em seu animal de estimação com medo de fazer xixi em sua propriedade e pode acabar com o relacionamento de confiança entre vocês. O cão pode começar a fazer cocô em casa como uma forma de manter segredo ou ter diarreia pela pressão de ser gritado.