Os prós e contras de misturar comida úmida e seca para cães
Há uma variedade de opções de comida para cães disponíveis em uma loja de animais. E mesmo que haja opções congeladas, frescas ou até mesmo liofilizadas, as variedades mais comumente usadas de comida para animais de estimação que você encontrará são rações secas ou comida úmida enlatada para cães.
Muitos donos de cães combinam os dois tipos de comida devido a diversas razões. Combinar alimentos secos e úmidos aumentará o sabor de uma refeição, bem como adicionará variedade à dieta do cão. Também pode fazer com que os comedores exigentes consumam mais. Além disso, misturar os dois pode fornecer um equilíbrio de nutrientes e umidade.
No entanto, você terá que pensar mais cuidadosamente sobre como armazenar seus alimentos para mantê-los frescos. Os custos podem aumentar caso você esteja alimentando seu cão principalmente com comida seca. É importante entender os benefícios de ambos os tipos de alimentos separadamente e como misturá-los pode anular os benefícios, para que você possa criar a comida ideal para seu cão.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
O que é comida seca para cães?
A ração seca para cães é composta por menos de 1% de água. A maioria das rações caninas é seca e embalada em sacos com prazo de validade estendido. A ração seca pode conter pedaços de carne seca no passado, mas não contém uma quantidade significativa de água, semelhante a alimentos enlatados ou em sachês. Quando você passeia pelos corredores de uma loja de animais, os sacos de ração empilhados nas prateleiras conterão ração seca para animais de estimação.
Benefícios da comida seca para cães
A ração seca para animais de estimação custa menos e dura mais depois de aberta, além de ser mais fácil de armazenar e alimentar do que a ração seca. A ração seca pode ajudar a manter os dentes do seu animal de estimação saudáveis, raspando a placa bacteriana após a mastigação.
É amplamente disponível, não requer armazenamento específico depois de aberto, como ocorre com alimentos enlatados, e está disponível em uma ampla variedade de texturas, formatos, cores, sabores e tamanhos de ração seca.
O que é comida úmida para cães?
A comida para cães que é úmida é composta por mais de 11% de água. Geralmente é vendida em saquinho ou, muitas vezes, em latas. Pode ser uma pasta, patê feito de carne moída ou pedaços de carne bovina. Geralmente é servida como molho, molho ou caldo. Depois de fechada, precisa ser comida rapidamente ou resfriada para ficar fresca por vários dias.

Benefícios da comida úmida para cães
Geralmente é atraente para cães quando contrastado com comida seca, devido ao seu cheiro e textura. Há uma variedade de variedades e tamanhos de pedaços de carne.
Animais de estimação que não têm dentes, têm a boca dolorida, precisam ser alimentados com seringa ou estão em transição para o leite podem optar por comer ração seca para cães.
Não há muita mastigação antes de poder ser consumido. Isso o torna ideal para cães que sofrem de fraqueza ou falta de energia. Também é mais provável que seja consumido por um comedor exigente. Certas variedades podem parecer mais humanas e fazer com que alguns donos de animais de estimação se sintam mais à vontade para comer seus animais de estimação.
É ideal para cães que têm dificuldade em manter o cheiro por causa da condição respiratória superior . É possível aquecê-lo para que cheire mais atraente e atraia cães que estão com fome.
Prós de misturar comida úmida e seca para cães
Muitas pessoas preferem misturar ração seca e úmida para fornecer aos seus cães uma grande variedade de dietas. Há vários benefícios associados a essa técnica.
A combinação de alimentação é menos dispendiosa do que consumir a dieta toda enlatada, no entanto, pode fornecer incentivo nas refeições para aqueles que não comem. Além disso, aumenta a quantidade de água que um cão come, o que pode beneficiar cães que sofrem de problemas específicos, como doenças renais e pedras urinárias .
Misturar alimentos secos e úmidos pode proporcionar uma ração crocante e mastigável que promove a saúde bucal.
Contras de misturar comida úmida e seca para cães
Como a comida úmida é mais cara em comparação com as rações secas para cães, misturá-las pode adicionar um custo às refeições em comparação ao alimentar apenas com ração seca. Além disso, a refrigeração é necessária para a comida que fica úmida depois de aberta, se toda a quantidade for consumida durante uma única refeição. Ela também pode cheirar mais mal do que a comida seca sozinha, e causa mais desperdício nos pequenos recipientes e sacos que contêm a comida úmida. Ela também pode fornecer menos vantagens odontológicas em comparação a uma dieta seca rigorosa.
No final, se o seu cão não conseguir terminar de comer a comida seca e úmida em vários dias, a comida seca ficará encharcada, enquanto a comida úmida ficará seca e azeda, não podendo ser guardada, o que, por sua vez, pode causar uma quantidade adicional de lixo.
Não existe uma “melhor” opção quando se trata de comida seca ou úmida. Custos de armazenamento, custo, acessibilidade à comida, bem como preocupações médicas, limitações físicas, acesso a diferentes tipos de comida, as preferências de cada cão e assim por diante podem afetar a escolha da melhor maneira de alimentar seu cão com comida seca ou úmida, ou uma mistura de ambas.