Por que os gatos trazem animais mortos de “presente” para seus donos?
Se você já recebeu um “presente” de um rato ou lagarto morto do seu gato, não é um problema. Embora já tenham se passado 10.000 anos desde a domesticação dos gatos, seu instinto natural de caçar não diminuiu. Esta é uma boa notícia para aqueles com gatos, que são uma das maneiras de controlar pragas. No entanto, é menos agradável quando seu companheiro de aconchego detecta um animal dentro de casa e o leva para o chão do sofá.
Embora possa parecer um instinto natural, o comportamento tem suas raízes em um intrigante processo de pensamento. Você já pensou sobre o porquê de os gatos deixarem “presentes” para seus donos ao soltar animais mortos? Continue lendo para descobrir como isso tem a ver com seu instinto natural de caçar, bem como sua necessidade de alimentar aqueles que amam. Além disso, fornecemos sugestões para ajudar seu gato a parar com esse comportamento.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
O instinto de caça
Os gatos foram feitos para caçar. Embora os gatos domésticos entendam que não são obrigados a capturar sua própria comida para viver, eles são incapazes de evitar o desejo e frequentemente gostam de caçar e perseguir. Os gatos que capturam presas podem trazer ao dono animais mortos ou talvez, ainda mais relutantemente, alguns ainda vivos, para exibir a captura premiada para consumo posterior, seja como um auxílio de aprendizagem ou mesmo como uma oferenda.
O comportamento de captura de presas não está relacionado à fome. Na verdade, o que está sendo chamado de “presa” capturada por gatos domésticos geralmente não é comestível ou mesmo comestível, são brinquedos, bolas ou mesmo lixo para ter “caçado”. Esses itens também podem ser oferecidos a você como presentes, mesmo que não sejam comestíveis.
Um desejo de alimentar suas famílias
Além disso, os felinos também são animais de matilha e geralmente estão ansiosos para dar sua comida para suas famílias. Este é especialmente o caso das gatas que normalmente mostram aos seus filhotes como caçar e até mesmo comer. Então, quando o gato lhe dá um animal que ele pegou, vivo ou morto, ele é considerado um membro de sua própria família. Eles são motivados pelo instinto a dizer o que eles têm que fazer para viver e que eles devem passar essas características vitais e salvadoras de vidas para seus filhos.

Como redirecionar o impulso de caça
Use brinquedos
O impulso instintivo de caça de um gato não pode ser reprimido, no entanto, ele pode ser canalizado para o jogo em vez da caça. Além de aumentar o seu impulso de caça ao jogá-lo, esta atividade preenche o desejo dos gatos de caçar. Todo brinquedo que exige que os gatos corram atrás e peguem um alvo está estimulando o instinto natural de caçar, como varinhas de penas, ponteiros laser, brinquedos voadores, bem como outros brinquedos que seu gato não consegue evitar de tentar pegar.
Os gatos precisam de estímulo psicológico, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata de um animal que parece possuir um poderoso instinto de presa. Se não houver nada para perseguir, caçar e capturar, ele encontrará algo que satisfará seu desejo por presa. Você pode vê-los fervilhando ao redor de seus pés enquanto você anda ou sobe na cortina para caçar uma presa imaginária.
Seu gato deve se envolver em bastante brincadeira diária para reorientar seus comportamentos de caçador. Isso não só ajuda a reduzir problemas de comportamento de gatos para aqueles que tendem a trazer ratos ou lagartos direto para sua casa, mas também pode fornecer exercícios para o gato. Gatos que vivem em ambientes internos geralmente estão acima do peso e podem usar um pouco de ajuda para se livrar de quilos por meio de exercícios.
Enquanto muitos gatos se contentam com a perseguição de um laser, alguns gatos precisam praticar “matar” suas presas também. Se seu gato parece estar frustrado ou está constantemente buscando destruir qualquer coisa que encontre no fundo da terra, como um sapato abandonado, dê a seu gato uma presa que possa “matar”, como pequenos bichos de pelúcia.
Coloque um sino na coleira deles
Gatos de rua que enfrentam a vida selvagem nativa e os caçam são adeptos a isso, são considerados espécies invasoras e são prejudiciais às populações de pássaros nativos. Fique alerta à vida selvagem sobre um possível ataque de gato colocando sinos na coleira de um gato que esteja ao ar livre. Isso pode ajudar a manter animais menores afastados e também garantir que seu gato não tenha a mesma chance de ser caçado.