Qual é a diferença entre pelos e peles de gato?

Qual é a diferença entre pelos e peles de gato?
Qual é a diferença entre pelos e peles de gato?

Qual é a diferença entre pelos e peles de gato?

Se você é um amante de gatos, pode se deparar com as expressões “pelo de gato” e “pele de gato”. Embora sejam frequentemente empregadas de forma intercambiável, elas são de fato distintas?

Em essência, todos os mamíferos possuem pelos com textura, aparência e uso diferentes entre todas as espécies. Para os felinos, os pelos que comumente consideramos pelo são, na verdade, apenas pelos densos do corpo. Se você está se referindo ao pelo do seu gato como pelo ou pele, é o mesmo em ambos os casos.

No entanto, o formato do pelo do seu gato, sejam bigodes delicados, pelos de proteção para guardas, subpelos felpudos ou pelos macios com arista — é o que realmente importa, pois desempenha um aspecto crucial na saúde geral do seu gato, bem como no conforto. Conhecer esses diferenciais ajudará você a cuidar melhor das necessidades do seu gato e garantir que ele permaneça bem-comportado e feliz.

Autor: Dr. Lucas Fernandes

Cabelo vs. Pelo

Todo animal tem pelo, independentemente de ser baleia, ser humano ou elefante, cachorro, gato ou macaco. O pelo, no entanto, difere em sua aparência, textura e função, com base na evolução da espécie.

Não há nenhuma diferença real entre pelo e cabelo. Em termos técnicos, pelo geralmente se refere a animais com pelo extremamente grosso em seus corpos. Os humanos não conseguem manter muitos pelos corporais, e é por isso que raramente são conhecidos como pelo. Os gatos também costumam ver pelos corporais sendo chamados de pelo. Para certas raças “sem pelos” , incluindo o pelo Sphynx , que é curto e liso, e virtualmente invisível, é frequentemente chamado de “pelo”.

Palavras como ” bolas de pelo ” são usadas para se referir aos estômagos dos gatos peludos, que eles depois cortam, enquanto eles se referem aos seus animais de estimação pelo nome de bolas de pelo ou furkids .

A ideia sobre “pelo de gato” como um fio de cabelo individual, assim como “pelo de gato” como um coletivo. Como exemplo, é pelo de gato que você vê no seu suéter. Pode haver muitos pelos, mas eles não estão todos amarrados juntos como os pelos estão presentes no seu animal de estimação. Ao escovar o pelo do seu gato, é possível “pentear seu pelo” ou “escovar seu pelo”.

Para aumentar a confusão, os criadores geralmente se referem à aparência geral do pelo dos gatos como seu casaco . Este termo é frequentemente usado na padronização de raças, mas também é comum ver “pelo” mencionado, como em raças ou divisões de ” pelo longo ” ou “pelo curto”.

No final, você estará certo se preferir se referir a ele como algo fofo ou felpudo que cobre o pelo, o cabelo ou até mesmo a pelagem do seu gato. Selecione a palavra com a qual você se sinta mais confortável.

Lei Maus-Tratos Animais: Conheça e Denuncie!
Lei Maus-Tratos Animais: Conheça e Denuncie!

Tipos de pelos e pelagens de gatos

Assim como todos os tipos de pelo, o pelo do gato começa na epiderme (sob a pele). O tipo de pelo é o que determina a estrutura do pelo. O músculo fica perto da raiz, localizado sob a pele e é extremamente sensível a temperaturas. Se estiver frio lá fora ou quando um gato se sente assustado ou agitado, esse músculo se contrai, fazendo com que o pelo na área ao redor fique reto, dando a conhecida aparência de “gato de Halloween”. Os gatos podem ter de um a três tipos de pelos em seus pelos. Às vezes, eles são chamados pelo nome de “pelo duplo” ou “pelo triplo”, além dos bigodes característicos que também são pelos.

Bigodes (Vibrissas)

Bigodes são pelos longos, fortes e táteis que se estendem das laterais do focinho até as bochechas, logo acima dos olhos e na parte externa dos membros inferiores dos gatos. Os bigodes são muito sensíveis. Eles contribuem para a capacidade do gato de detectar brechas e localizar seu caminho no escuro, além de ter habilidades sensoriais para o cheiro. Os bigodes também podem ser um elemento-chave na comunicação da linguagem corporal dos gatos .

Pêlos de guarda

Os pelos de guarda são pelos longos, grossos e rígidos que alcançam o que é conhecido como “pelagem base” (pelos awn). Esses pelos geralmente determinam a tonalidade dos gatos. Os pelos que protegem ajudam a reduzir o fluxo de água e garantem que o gato fique seco .

Subpêlo

O subpelo também pode ser chamado de penugem. É o pelo macio e mais fofo que fornece calor. É também o tipo de pelo que pode ficar embaraçado em gatos que não são escovados com frequência.

Pelos de Awn

Há uma variedade de definições de pelos de arista com base na raça do gato, no entanto, os pelos de arista geralmente constituem a pelagem base. Para certas raças, os pelos (mais finos) na arista podem ter o mesmo comprimento dos pelos de guarda. Em raças diferentes, como Manx, por exemplo, pelos de Manx , os pelos que protegem o corpo são maiores.

Velus

Os pelos são finos e delicados, como os do gato esfinge. (Os humanos também são adornados com velus, mas apenas nos órgãos mais visíveis do corpo.)

Cabelo cacheado vs. cabelo liso

Semelhante ao dos humanos, o pelo cacheado encontrado nos gatos tem hastes planas, enquanto o pelo liso tem hastes arredondadas.

Pelos de gato e alergias

O alérgeno transportado pelo gato é uma pequena partícula de proteína que pode ser encontrada na saliva dos gatos. As partículas são transferidas para o pelo durante a limpeza. Lá, os flocos secam em pedaços microscópicos que são frequentemente chamados de “caspa” . Gatos com pelo grosso ou longo têm mais probabilidade de conter mais caspa. Esta é a razão pela qual muitas pessoas pensam que “pelo” é o alérgeno. A caspa também está localizada em toda a sua casa, incluindo no ar, na cama, bem como em carpetes e cortinas. Há uma coisa boa, há muitas situações em que as alergias causadas por gatos e caspa são controladas .

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *