Você pode usar Neosporin em cães?
As mães esfregam Neosporin nos cotovelos e joelhos de seus animais de estimação que estavam inchados desde a invenção dele durante os anos 50. Portanto, se seu cão tiver alguns cortes ou arranhões leves, vale a pena tratá-lo com isso também.
Qual é o risco, você pergunta? Isso é só um pouquinho de pomada que vai parar a infecção da ferida.
É verdade… depois de estudar um pouco os ingredientes do Neosporin e os efeitos que ele tem no seu corpo, você descobrirá que o problema é muito mais sério do que você imagina.
Não é uma ótima opção aplicar Neosporin em animais de estimação. Neosporin pode desencadear uma variedade de problemas… e não apenas para seu cão, mas para o mundo inteiro!
Aqui estão algumas razões para evitar o Neosporin como medicamento para animais de estimação… bem como opções alternativas que são naturais e mais seguras.
É importante observar que um produto similar conhecido como Polysporin foi descontinuado e não está sendo vendido pelos EUA. O produto está disponível em vários países (incluindo o Canadá). Incluiremos essas informações quando forem pertinentes.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
O que é Neosporin?
Neosporin é um creme de primeiros socorros antibiótico triplo. Ele previne infecções de pequenos cortes, arranhões ou queimaduras que ocorrem na pele. Ele só é eficaz para infecções bacterianas, portanto, não será capaz de ajudar infecções fúngicas ou virais.
Neosporin contém três componentes principais. Cada um tem alguns efeitos colaterais negativos incômodos que eu gostaria de compartilhar com você.
Os três ingredientes do Neosporin compreendem neomicina, polimixina B e bacitracina .
1. Neomicina
Neomicina é um antibiótico tópico e oral. Na via oral, auxilia a ser capaz de interromper o crescimento de colônias bacterianas nos intestinos.
Houve casos relatados de neomicina levando à perda da audição. A neomicina também pode causar danos aos rins. Pessoas que tomam o medicamento oral devem ter seus rins funcionando, músculos e nervos testados regularmente.
Alguns outros efeitos colaterais comuns são inflamação ou dor na boca ou na região retal. Além disso, há uma ampla gama de outros efeitos colaterais. Isso inclui problemas digestivos e fraqueza. Eles também têm dificuldade para respirar,
Então… qual a razão de mencionar os efeitos adversos de um medicamento oral mesmo quando se trata de um produto tópico?
Estamos falando de cães aqui. Se você aplicar creme Neosporin em seu animal de estimação, é provável que ele esfregue o creme. Portanto… o que costumava ser um medicamento tópico pode ser um medicamento oral para o cão. É verdade que medicamentos tópicos também têm efeitos adversos. No entanto, os efeitos colaterais orais são muito mais perigosos.
Medicamentos tópicos também podem ser prejudiciais. A neomicina é um componente da irrigação de feridas que pode causar danos renais. Além disso, a neomicina tópica pode resultar em perda auditiva. São efeitos colaterais muito sérios!
Não use Neomicina em cães que tenham …
- Doença inflamatória intestinal
- Doença renal
- Miastenia gravis (uma doença autoimune que causa cansaço e fraqueza)
- Parkinson (que pode causar sofrimento em cães).
A neomicina também é conhecida por prejudicar fetos grávidos que não nasceram. Além disso, não é aconselhável quando usada em conjunto com outros medicamentos.
2. Polimixina B
A polimixina B é um componente encontrado no Neosporin e no Polysporin.
É mais conhecido por seu uso como um antibiótico injetável. É usado para tratar pneumonia, meningite, sepse, UTIs.
É conhecido por causar problemas nos nervos e rins. Também pode interagir com uma variedade de outros medicamentos. Isso inclui bacitracina e Neomicina e os outros componentes que compõem Neosporin!
Esses também são problemas causados pelo uso interno do medicamento… No entanto, é possível que seu animal de estimação consiga remover o medicamento da pele.
E quanto à aplicação tópica? Pode resultar em irritação alérgica de contato com a pele… o que pode resultar em irritação, coceira ardente, irritação da pele, bem como “caroços de cabelo” (foliculite).
Como seu primo Neosporin ingredientes Neomycin … é que pode desencadear dificuldades de equilíbrio e audição . Isso não é algo que se esperaria ao usar o creme na pele … no entanto, essas são as coisas que acontecem!
A polimixina B, com o tempo, também pode desencadear infecções fúngicas… bem como certos tipos de doenças bacterianas.
3. Bacitracina
É um medicamento injetável diferente. Ajuda a tratar estafilococos e pneumonia em bebês. É prejudicial aos rins e os bebês que recebem o medicamento devem ter os rins testados regularmente.
Na verdade, o medicamento tem risco suficiente… em fevereiro de 2020, o FDA solicitou que todos os fabricantes retirassem seus produtos do mercado . A proibição não se aplica a itens cosméticos ou oftálmicos que contenham Bacitracina. No entanto, o que acontece se seu cão puder lamber Neosporin da pele? O ato de lamber a bacitracina pode ser muito prejudicial ao cão!
É isso… O que você acha da Bacitracina aplicada topicamente? Ela vem acompanhada de avisos sobre como você não deve usá-la por ingestão e também perto dos olhos, boca ou nariz. Não é nenhuma surpresa, dado que a droga que você injeta é perigosa.
Mesmo com uso tópico, os resultados podem ser fatais. Um estudo sobre dermatite de contato resultante de bacitracina disse:
“O uso em massa resultou em um número crescente de reações de dermatite alérgica de contato clinicamente relevantes e anafilaxia quase fatal.”
Anafilaxia pode ser uma reação alérgica séria que pode levar à morte de. Em um caso, um indivíduo que sofreu choque anafilático após a aplicação de bacitracina em seu pé. Depois que os paramédicos chegaram cinco minutos depois, ele caiu sem respirar e não tinha pulso. (Ele foi reanimado no hospital.)
Há muitos casos de anafilaxia causados por Bacitracina. Outros efeitos colaterais que não são sérios incluem coceira, erupção cutânea e outras reações alérgicas.
As reações adversas nos ingredientes do Neosporin (e Polysporin) podem ser assustadoras. Elas são certas o suficiente para fazer você considerar evitar usá-lo em seu animal de estimação… ou em você, em qualquer caso.
O que os veterinários dizem?
Talvez você tenha recebido um conselho médico de um veterinário de que é seguro aplicar Neosporin em seu animal de estimação… às vezes e em pequenas quantidades. No entanto, outros veterinários (mesmo os tradicionais) alertam que este medicamento é aprovado apenas para humanos, mas não para cães.
Perda auditiva pode ser um sinal de alerta para ficar longe do Neosporin. Veterinários alertam que se seu cão mastigá-lo, pode haver resultados negativos sérios. Junto com os outros mencionados acima, pode prejudicar as bactérias no estômago do seu cão.
No entanto, se você acha que não é grande coisa aplicar a pomada no seu animal de estimação… dê uma olhada para saber mais sobre algumas preocupações mais sérias.
Mais problemas com Neosporin
Caso os perigos do ingrediente Neosporin não o convençam a ficar de fora… você pode encontrar vários outros argumentos fortes contra o uso tópico de qualquer tipo de antibiótico em seu animal de estimação.

Microbioma da pele
É possível que você esteja familiarizado com o microbioma do intestino do cão. Ele é o lar de trilhões de micróbios, juntamente com vírus e fungos dentro do trato gastrointestinal dele. O microbioma no intestino é um componente-chave do sistema imunológico do cão, bem como do bem-estar geral. É a razão pela qual é importante manter o microbioma do seu cão em equilíbrio e em boa forma.
No entanto, você sabia que seu animal de estimação também tem um microbioma na pele? A pele é de longe o órgão mais importante. Ela se conecta ao resto do corpo por meio de órgãos (como fígado e rim) e também aos sistemas imunológico, digestivo e nervoso.
A principal função da pele é evidente. Ela atua como uma barreira entre os órgãos do cão e o mundo ao redor deles. A pele é uma barreira protetora que protege o corpo da poluição, infecção e parasitas.
No entanto, é muito mais do que apenas um obstáculo físico. A maior parte de sua função é invisível. Assim como o intestino, a pele contém uma variedade de microrganismos bons e ruins, vírus e espécies de fungos. Esses microrganismos fornecem uma segunda camada de proteção para o cão.
Bactérias protetoras da pele
Se as bactérias da pele estiverem saudáveis e saudáveis, elas protegem contra infecções na pele. Semelhante ao microbioma intestinal, elas ajudam a proteger seu corpo de infecções. As bactérias boas na pele podem curar feridas e combater alergias. Elas também podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento (oxidação).
É verdade… sempre que você elimina as bactérias da pele usando um antibiótico como Neosporin… ele tem o mesmo efeito que os antibióticos orais têm no trato digestivo.
Os antibióticos matam todas as bactérias igualmente . Eles eliminam as bactérias boas, assim como as prejudiciais. Assim, o corpo de proteção natural do seu cão contra infecções é eliminado. Em alguns casos, a destruição pode ser duradoura.
Portanto… o benefício temporário do Neosporin na prevenção de infecções na ferida… pode acabar sendo uma receita contínua para destruir o microbioma da pele do seu cão . Isso significa que seu cão pode estar mais propenso a infecções relacionadas à pele mais tarde.
Há uma segunda questão relacionada aos antibióticos.
Bactérias resistentes a antibióticos
Devido ao uso excessivo de antibióticos, há um aumento de bactérias resistentes a antibióticos. Isso não se refere apenas a antibióticos orais. Estudos mostram que organismos multirresistentes a medicamentos (MDROs) estão se tornando resistentes ao uso de antibióticos tópicos também.
Uma investigação de 2011 revelou a possibilidade de que pomadas como Neosporin e Polysporin pudessem desempenhar um papel na cepa extremamente grave de MRSA conhecida como USA300.
A cepa USA300 é uma cepa MRSA extremamente comum nos EUA. Não é apenas intolerante a antibióticos em geral, mas também pode causar feridas dolorosas e cheias de pus. É uma doença extremamente perigosa que pode causar perda de sangue, infecções pulmonares e até mesmo outros órgãos. Além disso, bloqueia a capacidade do corpo de criar glóbulos brancos (que combatem infecções). O número de hospitalizações por cepas USA300 aumentou três vezes entre 2004 e 2008.
Os fabricantes de medicamentos não estão inventando antimicrobianos inovadores… pois há uma lista crescente de bactérias resistentes a antibióticos . As bactérias resistentes a antibióticos não respondem a tratamentos. Isso significa que doenças graves não podem ser curadas.
Isso representa um risco para todos… não é só para o seu animal de estimação!
Não use antibióticos à toa … isto é, nunca tome antibióticos se houver uma alternativa melhor. Além disso, há muitos remédios alternativos ao Neosporin que são naturais.
O Neosporin realmente funciona?
É verdade… muitas pessoas usam. Um estudo descobriu que usar dois de seus componentes, Polimixina e Bacitracina, não matou bactérias Staphylococcus aureus ou E. coli em laboratório.
Após o estudo (mencionado anteriormente) que descobriu que Neosporin e Polysporin podem estar contribuindo para o crescimento do desenvolvimento de resistência a antibióticos… Aqui estão as palavras de um professor da UC Davis, Patrick S Romano MD, declarou:
“O efeito primário da pomada é provavelmente atuar como uma barreira física à entrada de bactérias e como um hidratante.”
Romano disse que a umidade ajuda a curar arranhões e cortes mais rápido. Isso significa que outros tópicos sem antibióticos podem ser capazes de fazer o mesmo trabalho de forma tão eficaz. (Leia aqui para algumas opções.)
No entanto, primeiro… Existem muitas marcas diferentes que são vendidas sob o nome de marca Neosporin. Aqui estão alguns “parentes” do Neosporin.
Outros produtos Neosporin
O creme antibiótico Neosporin contém equivalentes que é melhor não usar. Existem vários desses… E incluí links para outras páginas que oferecem alternativas orgânicas a esses medicamentos.
Neosporin + Alívio da Dor
É composto das mesmas substâncias, mas com pramoxina adicionada. A pramoxina é um medicamento anestésico/anestésico. Os efeitos colaterais deste medicamento incluem irritação, queimação e inchaço.
Um indivíduo de 22 anos utilizou este produto na perna. No dia seguinte, ele sentiu inchaço extremo, rubor e coceira. Ele também teve inchaço nos lábios. O EMS detectou uma frequência cardíaca elevada, assim como a pressão arterial estava baixa. O paciente precisou de epinefrina no hospital até que ele pudesse se recuperar. O paciente havia usado Neosporin regular anteriormente, mas não teve reações… portanto, há uma boa chance de que a pramoxina seja a culpada.
Neosporin Anti-Itch
Este creme tem um por cento de hidrocortisona. A hidrocortisona pode ser descrita como um creme esteroide que trata problemas como psoríase ou eczema. No entanto, é recomendado ficar longe do uso de qualquer esteroide em seu animal de estimação. Os efeitos dos esteroides são suprimir o sistema imunológico do cão. Eles também podem causar danos duradouros à saúde do seu cão. Este medicamento pode ter uma série de efeitos adversos ruins. Estes incluem irritação da pele e perda de pelo, altos níveis de açúcar no sangue, catarata nos olhos, enxaqueca, glaucoma, pele, distúrbios adrenais semelhantes ao Cushing.
Neosporin Oftálmico
Este medicamento trata doenças oculares como conjuntivite. Ele tem polimixina B, assim como Gramicidina. Gramicidina é um antibiótico eficaz. Pode causar hemólise (o que significa que reduz a contagem de glóbulos vermelhos, o que pode causar anemia)… portanto, não é recomendado para uso no rosto. Os efeitos colaterais podem incluir desconforto ocular, vermelhidão, coceira e crostas. Drenagem visão turva e sensibilidade à luz.
Neosporin Wound Cleanser
contém cloreto de benzalcônio. Há muitos avisos sobre este produto. Eu nunca o tomaria! Se ingerido, pode ser prejudicial. Não é seguro para mulheres grávidas ou amamentando. Além disso, pode resultar em reações alérgicas, como coceira, urticária, bem como inchaço, coceira e bolhas, dificuldade para respirar ou engolir, bem como inchaço nos lábios, rosto e garganta. Ugh!
É isso… o que mais você pode substituir pela pomada antibiótica Neosporin?
Alternativas naturais à Neosporina
A pomada antibiótica é de longe o produto Neosporin mais comumente usado. Existem muitas opções para você tratar pequenas abrasões ou cortes leves do seu cão. Elas são completamente 100% naturais… assim como não farão mal à saúde do cão se ele tocar nelas.
Calêndula
Calêndula é uma erva incrível que pode ajudar a curar feridas antigas.
Chá de calêndula ou tintura diluída para tratar feridas ou pontos quentes . Utilize uma bola de algodão e aplique o líquido algumas vezes ao longo do dia na área irritada ou danificada para aliviar coceira, inchaço e dor.
Creme, pomada ou bálsamo de calêndula são capazes de acalmar e curar queimaduras, cortes, arranhões e também picadas de insetos. Use-o com frequência (assim como você faz com Neosporin! ).
Há itens de calêndula disponíveis em lojas de produtos naturais. Você também pode criar sua própria pomada seguindo a receita abaixo .
Mel de Manuka
O mel de Manuka é conhecido por ter características antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Pesquisas mostraram que ele pode até mesmo auxiliar no controle de MRSA… a mais comum das bactérias resistentes a antibióticos. É isso que torna o mel de Manuka um ingrediente natural potente e seguro!
Aplique mel de Manuka nas bordas de cortes, arranhões e feridas. Também é possível comprar produtos para cicatrização de feridas que contenham mel de Manuka junto com outros ingredientes para cicatrização.
Banana-da-terra
A banana-da-terra é uma erva extremamente útil para pequenas feridas na pele… devido ao fato de estar em todos os lugares. Isso a torna uma escolha fantástica para cura urgente. Esteja ciente disso quando seu cão sofrer uma lesão ou cortes durante uma caminhada!
Escolha uma banana, pegue as folhas e coloque-as na ferida do seu cão. É fácil assim!
A banana-da-terra é um ótimo remédio para pequenos ferimentos, como arranhões, cortes ou mordidas.
DICA PROFISSIONALTambém é possível usar banana-da-terra no caso de você aparar demais as unhas dos pés do seu cão e depois cortá-las rapidamente. Isso vai parar o sangramento e aliviar a dor.
Alho
O alho já é conhecido por ter inúmeros benefícios à saúde quando você o oferece ao seu cão. Ele também pode ser um excelente tratamento para arranhões, cortes e arranhões.
O método mais fácil de utilizá-lo é pegando um dente de alho cru. Corte ou esmague-o para liberar a alicina. É a alicina que ajuda a curar o alho. Ele deve ser deixado em repouso por cerca de um minuto, após o qual pode ser colocado em um recipiente junto com algumas colheres de sopa de azeite de oliva virgem. Agite vigorosamente antes de aplicar nas áreas afetadas com uma bola de algodão cru.
Refrigere a mistura e prepare um lote novo todos os dias. A alicina não fará efeito dentro de 8 a 12 horas.
Selo-de-ouro
Goldenseal pode ser descrito como um remédio herbal que é natural. Pode ser usado topicamente, além de internamente.
Para limpar cortes, mordidas e cortes, aplique um pouco da tintura na superfície de uma toalha ou bola de algodão. Aplique diretamente na área afetada três vezes ao dia.
Mil-folhas
A erva mil-folhas também pode curar feridas, o que ajuda a prevenir infecções.
Aplique uma tintura de mil-folhas na área afetada várias vezes ao dia.
Azeite de Oliva Ozonizado
O azeite de oliva (ou óleos diferentes) que foram infundidos com Ozônio (O3) tem inúmeros benefícios para a saúde. A pesquisa mostra que as feridas cicatrizam mais rapidamente quando se usa óleo O3 tópico.
É vendido em muitas lojas de produtos naturais e na internet. Compre uma pomada O3, que é armazenada em um frasco de vidro opaco. Aplique a pomada na área afetada 3 vezes por dia. Massageie o óleo na pele para ajudar na absorção.
Outras pomadas de ervas
Existem inúmeras pomadas à base de ervas disponíveis para auxiliar na cicatrização de feridas. A pomada de cânhamo de espectro completo é um ótimo remédio para todos os tipos de feridas, ferimentos e até mesmo cânceres! Você pode encontrar uma variedade de excelentes pomadas de ervas na loja de produtos naturais. Verifique se o produto que você compra é seguro para cães, caso seu cão morda.
O rótulo lhe dará as instruções… No entanto, em geral, é possível aplicar a pomada algumas vezes ao dia para acelerar o processo de cicatrização.
Argilas curativas
Existem muitas variedades diferentes de argilas que auxiliam na cura. Elas incluem Bentonita ou Montmorilonita. Argilas Illita e Redmond. A argila é uma ótima maneira de parar sangramentos, bem como evitar o crescimento de crostas. Pode auxiliar na secagem de uma ferida aberta e ajudar a impedir a propagação de infecção e coceira.
É possível borrifar argila seca diretamente em um corte. Lave cuidadosamente a argila e aplique outra borrifada diariamente ou quando necessário.
DICA PROFISSIONALA argila pode ser usada para secar pontos quentes que tenham uma poça de pus. Limpe a área, corte o cabelo e espalhe argila no ponto quente. Para um impacto mais forte… misture o pó de argila com a mesma quantidade de pó de banana-da-terra, mil-folhas ou equinácea.
Açúcar
Se você não tiver nenhum desses em seus armários… há uma boa chance de que você provavelmente contenha uma quantidade de açúcar. Isso é ótimo para primeiros socorros. É verdade, você pode usar o bom e velho açúcar granulado de mesa!
A pesquisa mostrou que o açúcar pode ter propriedades antibacterianas notáveis. Em um estudo, o açúcar reduziu a taxa de crescimento de bactérias MRSA/Staphylococcus resistentes a antibióticos.
Há uma boa chance de que você precise aplicar um curativo feito de açúcar para garantir que seu animal de estimação não o morda. Embora seja improvável que cause danos a ele, não é o alimento mais nutritivo!
Para aplicar, espalhe um pouco de açúcar na forma de granulado na área ferida, então envolva-o em uma atadura. Os grânulos de açúcar absorvem água e bloqueiam o crescimento de bactérias.
Agora… depois que você estiver ciente das alternativas naturais ao Neosporin, é hora de jogar o Neosporin no lixo. Não é necessário… ou tenho certeza de que você concordará comigo, não vale a pena para seu cão, ou família!