Constipação em gatinhos: o que fazer quando seu gatinho não consegue fazer cocô
Causas, sintomas e tratamento
A constipação em gatinhos pode ser causada por várias causas. Gatinhos que não conseguem defecar não são apenas desagradáveis, eles também podem correr o risco de graves problemas de saúde se não forem tratados. Se seu gatinho for treinado para usar a caixa de areia , você não conseguirá notar a constipação até perceber que não houve fezes em alguns dias. Descubra se seu gato está constipado e como tratar a constipação.
Autor: Dr. Lucas Fernandes
Sinais e sintomas de constipação em gatinhos
O indicador mais frequente de constipação em gatinhos é a ausência de fezes presentes na areia do gato. Gatos com constipação podem apresentar os seguintes sintomas:
- Pouco apetite
- Vômito
- Letargia
- Retreinamento para defecar
- Fazendo uma pequena bola firme feita de fezes
- sangue ou muco encontrado nas fezes (ou como substituto das fezes)
- Abdômen com protuberância
- Inquietação
- Vocalização, especialmente ao tentar dar descarga
- Escondido
Os gatinhos geralmente urinam no mínimo uma vez por dia, no entanto, não é incomum que eles não comam por alguns dias. No começo, a ausência de areia no recipiente pode não ser motivo para sinais de alerta. Se seu gatinho não produziu fezes por 2 ou mais dias, é hora de começar a procurar sinais de constipação (dificuldade em defecar) e obstipação (não produzir fezes).
Gatinhos constipados podem usar a caixa de areia com frequência e fazer força para evacuar e chorar. Os gatinhos podem evacuar pequenos fragmentos de fezes duras, e elas podem estar misturadas com sangue, líquido ou muco da cor das fezes. Esteja ciente do que você encontra dentro da caixa todos os dias, para que você consiga discernir se a aparência é estranha.
Consulte seu veterinário se você acredita que seu gatinho está constipado ou apresenta qualquer indício de doença .
O que causa constipação em gatinhos?
A constipação em gatinhos pode ter muitas causas contribuintes.
Desidratação
A razão comum para a desidratação é a constipação entre os animais. A causa mais comum é quando o gatinho não tem acesso a uma tigela de água e consome apenas alimentos secos, ou na fase de desmame em que está removendo o leite de sua mãe. Suas fezes — se forem produzidas — serão muito pequenas e duras.
Obstrução Gastrointestinal
Os gatinhos são conhecidos por comer coisas que podem bloquear o estômago ou os intestinos. Isso pode tornar seus intestinos ineficazes para a defecação. Isso pode ser um problema para gatinhos curiosos que consomem coisas como cordões e fitas, elásticos de cabelo, outros itens da casa que não são grandes o suficiente para entrarem em suas bocas. Eles podem bloquear a passagem da comida ou podem criar um bloqueio intestinal a ponto de o trato gastrointestinal não conseguir mover a comida dentro do corpo do gato. Bolas de pelo também podem fazer com que o animal não consiga eliminar.
Parasitas intestinais
O peso da carga de parasitas intestinais pode fazer com que os gatinhos passem por constipação. Os vermes podem ficar grandes nos intestinos de um gato, criando um bloqueio que impede o fluxo das fezes.
Idade
Os gatinhos jovens que ainda não desmamaram devem ser encorajados a urinar. A mãe gata geralmente faz isso lambendo os retos que seus bebês têm. Se a mãe do gato não realizar esse ritual, o gatinho pode ficar constipado, a menos que um adulto limpe o reto do gato, o que o estimula a cuspir fezes. Os gatinhos iniciantes podem ficar constipados depois de terem sido introduzidos à dieta sólida.

Outras doenças
O gatinho pode ter uma anomalia no nascimento ou outro problema que dificulta a micção normal. Outras condições neurológicas, bem como condições, podem levar um gatinho a ficar constipado ou até mesmo obstipado e isso é mais comum entre gatos mais velhos,
Como os veterinários diagnosticam a constipação em gatinhos?
O veterinário começará discutindo o histórico do seu gatinho e, em seguida, realizará um exame físico que inclui examinar o abdômen para detectar uma complicação nas fezes. Seu veterinário pode sugerir um raio-X do seu abdômen para ver o trato intestinal e confirmar o diagnóstico de constipação ou ostracismo.
Como tratar a constipação em gatinhos
Se a constipação do seu gato já dura mais de uma semana e ele está comendo, brincando e agindo normalmente, é uma boa ideia tentar algumas coisas antes de procurar ajuda de um veterinário.
- Certifique-se de aumentar a quantidade de líquido consumido diariamente adicionando água às refeições do gatinho.
- Massageie cuidadosamente a barriga do seu gatinho.
- Deixe seus gatinhos serem ativos e brincarem , pois isso os incentivará a urinar.
- Você pode adicionar 1 colher de sopa de abóbora enlatada na comida para gatinhos para aumentar o teor de fibras da dieta deles.
- Não tente administrar nenhum laxante sem antes consultar o veterinário.
Se não houver urina na caixa de areia depois de alguns dias ou se seu gatinho tiver parado de comer e não estiver brincando ativamente, leve-o a um veterinário. É possível que ele precise de um enema, o que ajudará seu gatinho a fazer cocô sozinho. Se a constipação for grave, seu veterinário pode precisar acalmar seu gatinho e, em seguida, retirar as fezes manualmente. Também é necessário reidratar o animal. Geralmente é feito com injeção de fluidos na pele. Injetar fluidos intravenosos ou hospitalização pode ser necessário para desidratação grave.
Como prevenir a constipação em gatinhos
A coisa mais eficaz que você pode fazer para evitar que seu gatinho fique constipado é garantir que ele esteja saudável. Uma tigela cheia de água, bebedouros para gatos , comida enlatada ou água em comida seca para gatos ajudarão a manter seu gato hidratado.
Estas diretrizes podem ser úteis para evitar a constipação em gatinhos
- Vermifugue seu gatinho regularmente para eliminar parasitas intestinais que podem causar obstrução intestinal ou constipação.
- Não deixe seu gato brincar ou comer itens perigosos para evitar que ele fique preso.
- Escove seu gatinho regularmente para eliminar pelos soltos e reduzir as chances de bolas de pelo, que podem causar prisão de ventre.
- Se você estiver lidando com um gatinho pequeno que ainda não foi desmamado, certifique-se de que a mãe do seu gato esteja limpando consistentemente o reto do gatinho e o estimule a expelir resíduos. Ajude a mãe do seu gato no processo, ou mesmo faça isso por ela quando tiver um gatinho abandonado, limpando as costas do gatinho usando o pano limpo e úmido após cada refeição .
Se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, converse com seu veterinário, pois ele examinou o histórico médico do animal e poderá fazer as recomendações mais apropriadas para ele.