Veja por que os gatos se limpam

Veja por que os gatos se limpam
Veja por que os gatos se limpam

Veja por que os gatos se limpam

A maioria dos gatos é organizada e pode passar até 50% do seu tempo se envolvendo em algum tipo de limpeza. 1 No entanto, a limpeza pode ser aprendida imitando o comportamento dos gatinhos. Os gatos são ensinados a se lamber desde pequenos, e começam a se auto-banhar por volta da idade do desmame.

Autor: Dr. Lucas Fernandes

Entendendo por que os gatos se limpam

O processo de escovação é mais do que manter a boa aparência do gato. A atividade ajuda a manter uma pele saudável e bonita, ao estimular a produção de sebo, uma secreção oleosa produzida pelas glândulas sebáceas localizadas na base do pelo. O ato de lamber distribui o sebo pela pelagem, permitindo que ela seja lubrificada e proteja o pelo e lhe dê brilho. Além disso, elimina pelos soltos que causam a formação de nós, além de eliminar sujeira e parasitas como pulgas .

A maneira como você escova seu gato é um indicador da saúde dele . Aparências desleixadas podem indicar uma doença em seu gato, assim como gatos mais velhos sofrendo de artrite ou gatos acima do peso podem não ser parecidos com pretzels o suficiente para manter sua aparência limpa. A doença física ou emocional pode causar limpeza excessiva, como escovar a área do pelo que está calva devido ao estresse ou dor. 2 Se seu gato estiver doente ou idoso e não se escovar regularmente, escovar suavemente seus pelos pode ajudar o gato a se sentir melhor e também pode evitar pelos emaranhados que causam dor. Se você notar nós enormes, é aconselhável obter ajuda de um especialista para removê-los para evitar danos à pele do gato.

No final, os gatos não conseguem suar para se refrescar e dependem da perda de saliva que se espalha pela pele ao se limpar para se refrescar. Quando os cães suam para esfriar o calor, um gato respirando um bufo (respiração aberta pela boca) é extremamente alarmante e deve ser avaliado por um veterinário. 3

Autor: Dr. Lucas Fernandes

Como os gatos se limpam

Cada gato tem uma rotina de limpeza única. Certos gatos lambem o queixo e depois os bigodes. Isso é então cada ombro e perna da frente. Então ela vai lavar as pernas traseiras e laterais junto com os genitais. E depois disso, sua cauda é aparada da ponta para baixo. Alguns gatos não limpam suas caudas da cabeça à cauda de uma só vez, no entanto. Eles podem dividir essas sessões demoradas ao longo do dia.

Os gatos usam uma pata dianteira umedecida para limpar cabeças, rostos e orelhas. Ela umedece novamente suas patas lambendo-as a cada poucas passadas. O gato trocará suas patas com base no lado que estiver limpando.

Então, ela pode arranhar usando suas garras na parte traseira para escovar e limpar as orelhas e o pescoço. Ela morde as garras na parte traseira para manter sua limpeza com mordiscadas, enquanto ambas as garras um objeto que ela usa para moldar suas garras dianteiras de volta no formato que ela quer que elas sejam.

A língua de um gato é adornada com numerosos espinhos, também conhecidos como papilas, que tornam sua superfície áspera. Isso é aparente quando seu gato está lambendo a pele, e pode parecer como se fosse a superfície de uma lixa. As papilas são capazes de agarrar o pelo para penteá-lo, tornando a limpeza eficaz.

Dietas sem grãos são ruins para cães?
Dietas sem grãos são ruins para cães?

Preparação mútua

A limpeza mútua demonstra o vínculo afetuoso entre os gatos. Isso também ajuda os gatos a obter a atenção de que precisam para limpar áreas difíceis do corpo. Isso geralmente é nas laterais do pescoço e na cabeça.

Mas, a limpeza um do outro é uma atividade mais social do que limpa. A limpeza de um gato transmite amor, conforto e afeição . Gatos que limpam o pelo do dono ou lambem seu braço e aceitam o beijo do dono realmente estão envolvidos no ato de limpeza um do outro que demonstra confiança e afeição. Somos muito gratos!

Deslocamento Grooming

Os gatos também podem se limpar para se sentirem mais confortáveis ​​emocionalmente. Certos comportamentos que não são apropriados para as circunstâncias, mas que são auto-apaziguadores, são conhecidos como comportamentos de “deslocamento”. A limpeza de gatos é um propósito mais frequentemente do que qualquer outro comportamento. Os gatos podem ser tentados a tomar banho em momentos de medo e ansiedade ou para aqueles que não têm certeza do que fazer em um cenário. 4

Por exemplo, um gato que enfrenta um animal hostil pode (em vez de se mover) começar imediatamente a se limpar freneticamente. Talvez seu gato esteja mal informado sobre uma tentativa de pular e então caia. O gato imediatamente começa a gritar por ajuda como se estivesse envergonhado. Se esse for o caso, a limpeza é uma técnica autocalmante (massagem para gatinhos).

Os especialistas em comportamento animal acham que a autolimpeza como um ato de deslocamento ajuda os gatos a lidar com conflitos. 5 Talvez o toque tenha um impacto direto na química do cérebro ou nos sinais nervosos que ajudam os gatos que estão angustiados a se sentirem mais confortáveis. Então, a autolimpeza pode ser uma forma de autoconsolação. Pode ser um meio insidioso para o gato manter sua mente longe de si mesmo, como algumas pessoas roem as unhas para aliviar a tensão.

Algumas sessões de limpeza desleixadas são perfeitamente comuns em gatos. Se seu gato ficar obcecado com limpeza a ponto de impedir o comportamento regular, ou resultar em ferimentos físicos (desaparecimento de pelos ou ferimentos como) Consulte um veterinário para orientação.

Se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, converse com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico médico e pode fornecer as recomendações mais apropriadas para seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. Gatos que lambem demais . Feline Health Center, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
  2. Amat M, Camps T, Manteca X. Estresse em gatos que são donos de mudanças comportamentais, bem como consequências para o bem-estar . Journal of Feline Medicine and Surgery, 18(8):577-586, 2016. doi:10.1177/1098612X15590867
  3. Emergências em gatos . Hospitais VCA.
  4. Problemas de comportamento em gatos – Transtornos compulsivos em gatos . Hospitais de animais VCA.
  5. Rodan I, Sundahl E, Carney H, et al. Diretrizes de manuseio amigáveis ​​para felinos da AAFP e ISFM . Journal of Feline Medicine and Surgery, 13(5):364-375. 2011 doi:10.1016/j.jfms.2011.03.012

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *