Compreendendo a colite em cães: um guia abrangente

Compreendendo a colite em cães: um guia abrangente
Compreendendo a colite em cães: um guia abrangente

Se seu cão está sofrendo de inflamação do cólon, você logo verá o problema… é na forma de diarreia. É o sinal inicial de colite para caninos… é por isso que discutiremos o problema, assim como como tratá-lo eficientemente.

Autor: Dr. Lucas Fernandes

O que é colite canina?

Colite se refere a uma inflamação que afeta o intestino grosso, muitas vezes chamada de cólon. O cólon absorve fluidos e armazena os resíduos que elimina pelo corpo nas fezes. A comida que você não digere e que chega ao cólon é digerida pelas bactérias benéficas que residem no trato digestivo. Em momentos de estresse ou doença, o cólon pode ficar inflamado, o que impede o cólon de absorver água. Isso impede a digestão posterior, bem como a absorção de nutrientes. A água deve ir para um lugar, então é liberada na forma de fezes soltas, bem como diarreia. Geralmente é resolvido em menos de 72 dias.

Existem duas formas de colite que afetam os cães.

Colite Aguda vs Crônica

O termo “colite aguda” se refere ao caso em que seu cão sofre de um surto inesperado de diarreia, mas dura alguns dias e geralmente desaparece por conta própria. As fezes do seu cão serão bastante moles ou líquidas, podendo também incluir muco ou sangue. O cão de quem você cuida experimentará a necessidade constante de sair, ou até mesmo entrar em incidentes na casa.

A colite crônica pode durar algumas semanas ou até mais. Pessoas com colite crônica geralmente são saudáveis, a menos que tenham diarreia intermitente e desapareça. Se a causa raiz do problema não for tratada, é possível que os episódios de diarreia sejam intermitentes.

O cão que você ama pode ter uma das formas raras de colite crônica. Pode ser a colite ulcerativa histolítica ou granulomatosa.

Colite Granulomatosa
A forma rara de colite é encontrada em Boxers, Buldogues Franceses e certos Mastiffs. A causa é o tipo agressivo que é causado pela bactéria E. coli que é encontrada no revestimento intestinal. Essas bactérias são capazes de se esconder em macrófagos intestinais, uma forma de glóbulos brancos. Isso causa espessamento e algum bloqueio do cólon. Um estudo da Universidade Cornell suspeita que há uma anomalia nessas espécies que permite que as bactérias entrem no revestimento do cólon. Os sinais e sintomas da colite intestinal granulomatosa são a presença de diarreia sanguinolenta, perda de peso, debilitação e anemia. (1)

Colite Ulcerativa Histiocítica
É uma forma séria de colite, pois não é causada por uma infecção. É uma condição para toda a vida e um risco aumentado de desenvolver câncer de intestino. Acredita-se que seja um distúrbio autoimune ou herdado geneticamente. Pode causar úlceras e inflamação no revestimento do intestino grosso, o que causa sangue e pus. A maioria dos casos afeta Boxers, no entanto, Bulldogues Franceses, Malamutes do Alasca, Bulldogues Ingleses e Doberman Pinschers também podem ser afetados.

O que causa a colite canina?

Existem razões digestivas, físicas e emocionais para a colite que são semelhantes a estas:

  • Mudanças na dieta – comer muita comida de repente ou tendência a jogar comida fora
  • Ruídos de construção e fogos de artifício, ou tempestades
  • Cirurgia
  • Parasitas (giárdia ou tricurídeos)
  • Sensibilidades alimentares
  • A infecção é causada por fungos ou bactérias
  • Materiais estranhos como peças de brinquedos ou roupas
  • Câncer
  • Doença inflamatória intestinal
  • Disbiose (estômago permeável)
  • Estresse por colite
Nariz de cachorro seco - O que isso significa?
Nariz de cachorro seco – O que isso significa?

Quais são os sinais de colite em cães?

Se seu cão sofre de colite, ele apresentará os seguintes sintomas.

  • Diarreia extremamente insana
  • As fezes são soltas e mucosas.
  • Uma sensação de urgência no cocô
  • Treinamento com evacuações frequentes e em pequenas quantidades
  • Vestígios de sangue são encontrados nas fezes
  • Gasolina com maiores quantidades

Quanto tempo dura a colite?

Os sintomas da colite aguda em cães geralmente são relacionados ao estresse ou à situação, o que significa que a condição do seu cão melhorará após alguns dias.

A colite crônica de cães pode ser um processo prolongado porque é provável que seja um problema mais profundo que precisa ser tratado, principalmente se você não identificou a diarreia do seu cão como colite. Pode levar semanas, geralmente meses para tratar intestinos permeáveis ​​e problemas pancreáticos, livrar-se de sensibilidades a certos alimentos ou limpar seu animal de estimação de parasitas. No entanto, quanto mais cedo você começar a dar tratamento para seu cão, mais rápido ele provavelmente começará a se curar.

Como prevenir a colite canina

Muitos dos tratamentos são a base da saúde e bem-estar contínuos para seu animal de estimação. Você pode, portanto, prevenir a colite alimentando seu cão com uma dieta completa e balanceada, alimentando-o com fibras e probióticos, além de aplicar antibióticos naturais para tratar infecções em vez de medicamentos tóxicos que reduzem os sintomas. Dessa forma, você está ajudando todo o corpo do seu cão, além de fortalecer o microbioma do corpo dele para combater a disseminação de infecções, doenças e bactérias.

Como tratar colite em cães?

O médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos. Há evidências que mostram que alguns antibióticos não funcionam contra bactérias E. e podem resultar em resistência aos antibióticos. Eles também podem degradar bactérias benéficas encontradas no microbioma do seu cão. Além disso, há várias maneiras de tratar a colite naturalmente.

Ocorre quando os alimentos não são ingeridos ou digeridos adequadamente. É importante diminuir a digestão do seu animal de estimação para garantir que haja menos resíduos nas fezes e mais tempo para a absorção de nutrientes. Isso permitirá que você trate a inflamação, bem como controle qualquer doença potencial.

O que alimentar um cão com colite

Primeiro, faça seu cão jejuar
Um jejum de 24-48 horas pode ajudar seu cão a descansar seu trato digestivo. Se a diarreia persistir, você pode adicionar um jejum adicional de um dia. A maioria dos cães faz o mesmo… é melhor deixá-los fazer isso. O jejum pode durar alguns dias, mas certifique-se de que eles bebam bastante água. Cuidado: Não faça jejum em filhotes jovens. Verifique com seu veterinário se há diarreia presente em filhotes.

Após um jejum, alimente lentamente seu cão com uma dieta simples . Sopa ou caldo são melhores do que arroz e frango, pois o cão retorna à dieta regular. Você pode criar o caldo você mesmo ou comprar um caldo com menos sódio, sem cebola e outros ingredientes que podem ser prejudiciais.

Adicione Fibra
A fibra ajudará a desacelerar os detritos e sugar a água que é absorvida ao passar pelo trato digestivo. A fibra será capaz de se ligar a substâncias tóxicas, bem como bactérias, e eliminá-las com as fezes. Adicione lentamente alimentos como abóbora (simples, mas não recheada com recheio de torta) e microgreens, brócolis, mirtilos, framboesas e cogumelos Shiitake, folhas folhosas, bem como cenouras e maçãs.

Modifique a dieta do seu cão
Quando a colite estiver melhorando, gradualmente mude seu cão para alimentos crus e uma dieta à base de carne. Isso pode ajudar a manter a saúde do seu intestino, aumentando os níveis de bactérias benéficas, bem como encorajar boa digestibilidade e eliminação. Até 90% do sistema imunológico do seu cão está contido em seu trato digestivo, portanto, certifique-se de que ele esteja forte e capaz de combater bactérias infecciosas, parasitas e doenças.

Adicione Probióticos
O processo de colite faz com que alimentos, nutrientes… assim como bactérias boas… circulem rapidamente pelo corpo do seu cão e sejam eliminados pela diarreia. As bactérias benéficas tomando prebióticos, probióticos e outros prebióticos para restaurar seu microbioma.

Ervas para colite
Existem inúmeras ervas benéficas que podem curar e proteger o trato digestivo do seu cão que está inflamado, como calêndula, raiz de marshmallow, raiz de alcaçuz, camomila e raiz de gengibre.

Use antibióticos naturais
Os antibióticos naturais são uma ótima maneira de combater infecções sem causar mais danos ao microbioma do animal de estimação do seu cão:

  • Óleo de orégano
  • Folha de oliveira
  • Selo-de-ouro
  • Cúrcuma (também para inflamação)
  • Alho (na forma de suplemento alimentar ou como)

Sempre garanta a saúde geral do seu cão fornecendo uma dieta apropriada. Você construirá um sistema imunológico robusto, que pode combater doenças, infecções e parasitas que podem causar colite… para um animal de estimação doente.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *